Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Centro educacional em Viçosa é considerado referência em alimentação saudável
6 de fevereiro de 2020

'}}

A promoção de uma alimentação saudável nos primeiros anos de vida das crianças é essencial para o seu desenvolvimento, mas os pais e, até mesmo, as creches e escolas encontram dificuldades. Isso se deve ao fato de que algumas crianças têm resistência em aceitar determinados alimentos, seja pela forma como são servidos, ou pelo sabor, que muitas vezes não agrada o paladar dos pequeninos.

As instituições de ensino têm papel importante nesse processo, e cada vez mais profissionais da nutrição têm atuado junto às escolas para melhorar a alimentação das crianças e adolescentes, através da elaboração de um cardápio saudável, agradável e, ao mesmo tempo, chamativo aos olhos das crianças.

Em Viçosa, o Centro Educacional Pequeno Príncipe foi reconhecido pelo Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região-Minas Gerais (CRN9) como “Escola Promotora da Alimentação Saudável”. O título veio após o desenvolvimento do trabalho da nutricionista Jérsica Martins Bittencourt em parceria com a Economista Doméstica Cátia Regina, que juntas atuaram na elaboração de cardápios, controle da qualidade dos alimentos, educação alimentar e nutricional das crianças, treinamento da equipe responsável pelo fornecimento das refeições, entre outras ações.

O projeto “Escola Promotora da Alimentação Saudável” tem como objetivo emitir certificado de qualidade às escolas da rede privada de ensino de Minas Gerais, que atuam na promoção da alimentação saudável.

Jérsica Martins Bittencourt conta como foi o processo de adequação da escola na busca da alimentação saudável. “Adequamos a escola quanto às normas da Vigilância Sanitária, fizemos controle de qualidade dos alimentos servidos como, por exemplo, controle de temperatura. Já os cardápios são calculados para atender a quantidade necessária de nutrientes para cada idade. Todos os funcionários foram treinados quanto a estimular hábitos saudáveis nas crianças e quanto às normas de higienização, entre outros. Após cumprir todos os critérios definidos pelo CRN9, fomos avaliados e conquistamos o certificado de escola promotora de alimentação saudável”.

A diretora do Centro Educacional, Daniele Rocha Guimarães, destacou que “essa conquista só foi possível quando toda a equipe se uniu e trabalhou em prol de uma alimentação saudável”.

A nutricionista Jérsica Martins Bittencourt destaca ainda que a base para o sucesso do trabalho é um ambiente harmonioso e que respeite as particularidades de cada aluno. “A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles, o da alimentação, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável”, afirma.

A presença de um profissional da nutrição dentro das instituições educacionais é mais uma ferramenta para que crianças e adolescentes tenham acesso à alimentação saudável e consciência sobre os benefícios dessa prática como afirma o CRN9. "Promover uma alimentação adequada e saudável no ambiente escolar é uma ação que merece reconhecimento e destaque. Sem dúvida, as instituições de ensino que acreditam e valorizam o trabalho e a presença do nutricionista são espaços que contribuem para a melhoria da saúde e qualidade de vida de seus alunos”.