Mesmo produzindo leite suficiente, a administradora de empresas, Cíntia Stanciole, tinha dificuldades quanto à posição para amamentar o recém-nascido, Antônio, então procurou o Banco de Leite Humano de Viçosa (BLHV). Lá, além de receber as orientações sobre amamentação, ela descobriu que poderia ajudar outros bebês com seu leite.
Desde então, Cíntia alimenta o Antônio e é uma das doadoras que ajuda o Banco de Leite a nutrir pelo menos outras dez crianças da UTI Neonatal, doando toda semana. O Banco de Leite busca na casa de Cíntia, semanalmente, quase dois litros de leite. Essa quantidade é capaz de alimentar muitos bebês, já que eles consomem apenas alguns mililitros por mamada.
“As pessoas acham que se doar leite vai faltar para o filho, mas é o contrário. O leite é produzido durante a mamada, então quanto mais você doa, mais vai produzir.” Cíntia conta que pesquisa muito sobre amamentação e ainda compartilha conteúdos sobre o assunto em suas redes sociais.
A nutricionista coordenadora do BLHV, Rafaela Fonseca, reforça que atualmente são necessários pelo menos 60 litros de leite humano por mês, entretanto só são recebidos 20 litros. “Principalmente no período de férias, quando as pessoas viajam, o número de doações diminui ainda mais, reduzindo nosso estoque”.
O aleitamento materno é essencial para a criança nos primeiros meses de vida, mas nem sempre isso é possível. Normalmente o leite doado é consumido por bebês prematuros internados, com baixo peso ou patologias e aqueles que não podem ser alimentados pelas mães. Com o leite materno, o lactente ganha peso mais rápido, tem mais chances de recuperação e se desenvolve com mais saúde.
Você sabe como doar leite humano?
Para doar, a lactante têm duas opções: a coleta pode ser feita no Banco de Leite (no Hospital São Sebastião) ou em casa. Caso a doadora opte por fazer a coleta domiciliar, recebe em sua casa, toda semana, um kit com materiais esterilizados (pote de vidro para armazenamento, máscara, touca e etiqueta) para retirar e armazenar o leite.
Uma vez por semana, o Banco de Leite busca o líquido e deixa outro kit. Para isso, basta ir ao Banco ou ligar, solicitando o recebimento dos utensílios para fazer a coleta.
Em Viçosa, o Banco de Leite fica no Hospital São Sebastião, na Rua Tenente Kummel, n.º 36, Centro, e funciona todos os dias, inclusive aos fins de semana, das 7h às 11h e das 13h às 19h. O telefone de contato é o (31) 3899-8350.
Fonte: Prefeitura Municipal de Viçosa (PMV).