Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Mesmo após decreto, idosos ainda circulam pelas ruas de Viçosa
23 de março de 2020

'}}

As ruas de Viçosa estão mais vazias desde que a prefeitura instituiu o decreto municipal de quarentena nº 5439/2020. A medida é protetiva, para evitar a contaminação por coronavírus. Mas, ainda assim, muitas pessoas deixaram de seguir as recomendações de isolamento social.

Na manhã de domingo (22), ainda era possível ver idosos circulando pelas ruas do centro da cidade. De acordo com estimativas do IBGE, Viçosa possui cerca de 8 mil pessoas com mais de 60 anos. Essa faixa da população deve seguir à risca a recomendação de permanecer em casa e evitar contato social nos próximos dias. Além dos idosos, pessoas que tenham problemas cardíacos, doenças crônicas ou diabetes pertencem ao grupo de risco, ou seja, têm mais probabilidade de contrair o coronavírus.

Ouvidoria funciona 24 horas

Desde sábado (21), a equipe da ouvidoria municipal está de plantão para receber denúncias e tirar dúvidas da população sobre o decreto e as restrições de circulação. Durante o fim de semana, foram atendidas mais de 300 ligações, sendo 70% para tirar dúvidas. As denúncias somaram mais de 100 registros até a noite deste domingo.

As informações são repassadas para as equipes de fiscalização, formadas por profissionais do Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Fazenda, Procon, Vigilância Sanitária e Polícia Militar. As equipes se deslocam até os locais indicados nas denúncias para garantir o cumprimento do decreto.

Entretanto, a disseminação de notícias falsas tem prejudicado o trabalho. “Muitas denúncias que recebemos neste domingo eram falsas, o que atrasa todo o trabalho das equipes que estão nas ruas, além de congestionar as linhas e impedir o registro de denúncias que podem garantir o sucesso das ações”, salienta o ouvidor municipal José Luiz Paiva.

A ouvidoria funciona 24 horas e o número de atendimento para denúncias é (31) 3891-6009 (de 8h30 às 21h). Para orientações sobre o decreto de quarentena, o contato pode ser feito pelo número (31) 99819-4316 (WhatsApp a qualquer hora do dia).