Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Prefeitura de Ubá publica decreto que aumenta medidas restritivas contra coronavírus
23 de março de 2020

'}}

O prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho, determinou, através de Decreto Municipal 6.362, de março de 2020, a suspensão das atividades comerciais e industriais na cidade, exceto de estabelecimentos como farmácias e supermercados.

Além disso, a norma determina a instalação de barreiras sanitárias nos limites do município, suspende o expediente externo dos órgãos da administração pública direta e indireta e cria condições especiais para o expediente interno.

O texto estabelece ainda os serviços que não poderão ser descontinuados, como tratamento e abastecimento de água, assistência médico-hospitalar, coleta de lixo, dentre outros. O decreto já está em vigor, entretanto, estabelece prazos diferenciados para algumas medidas.

Suspensão das atividades comerciais e industriais

A suspensão das atividades comerciais e industriais na cidade de Ubá começa a valer na próxima terça-feira (24) e se estenderá pelo prazo de 15 dias. Dentre as atividades permitidas, estão farmácias, supermercados, distribuidoras de gás e postos de combustíveis, dentre outras.

Barreiras sanitárias

As barreiras sanitárias deverão ser instaladas, sob coordenação da Secretaria de Saúde, também a partir da próxima terça (24), em diversos pontos de acesso a Ubá, como na MG-124 (Divinésia), MG-265 (Tocantins), MG-120 (Guidoval), dentre outros, incluindo estradas rurais. Não haverá restrição ao direito de ir e vir dos cidadãos ao passarem pelas barreiras, mas estes deverão ser identificados e orientados quanto à epidemia de doença infecciosa viral respiratória causada pelo agente coronavírus (COVID-19) e, ainda, respeitar obrigatoriamente o período de quarentena determinado.

As medidas são tomadas com responsabilidade, embasamento jurídico, apoio das categorias afetadas, e em consonância com o cenário estadual e federal. "O bem estar de nossa população vem sempre em primeiro lugar. Todos sabem que não faço política e não me importo em tomar medidas impopulares que sejam para o bem de todos. Ouvimos as demandas do comércio e das indústrias, e tomamos essa medida no tempo adequado, sem precipitações por pressão de quem quer que seja. Precisamos, e vamos conseguir, proteger o povo de Ubá dessa pandemia", afirmou Edson, que está em contato permanente com as equipes da Prefeitura e representantes de diversos setores, por videoconferência, atendendo às determinações de distanciamento social.