O prefeito Ângelo Chequer esteve reunido na tarde desta segunda-feira (23) com representantes do Ministério Público Estadual, poder judiciário, defensoria pública e profissionais da área de saúde para dialogar a respeito das medidas de combate ao coronavírus em Viçosa. Após esse encontro, foi assinado um novo decreto que permite o funcionamento de alguns estabelecimentos.
No decreto nº 5.441/2020, além dos serviços listados no decreto nº 5.439/2020, poderão funcionar os estabelecimentos lotéricos exclusivamente para saques e pagamentos de contas, observando as diretrizes de não aglomeração de pessoas e higienização do local.
As borracharias e oficinas mecânicas também têm permissão para funcionar, mas de portas fechadas e sem atendimento ao público. Obras de construção civil também estão autorizadas, conforme o decreto, mediante fiscalização do Instituto de Planejamento e Meio Ambiente do Município (IPLAM), respeitando as diretrizes no que se refere a aglomeração de pessoas e higienização.
Ampliação do serviço de delivery
O serviço de delivery, antes restrito aos estabelecimentos do ramo alimentício, foi estendido no novo decreto. Qualquer estabelecimento que permita a compra de produtos à distância, pode atuar com sistema de entregas, independente da natureza econômica.
Além disso, o texto do documento define que os estabelecimentos que têm permissão para funcionar devem valer-se apenas de funcionários residentes em Viçosa. Não serão flexibilizadas exceções para transposição das barreiras sanitárias.