Governo de Minas mapeia projetos inovadores para enfrentamento ao Covid-19
27 de março de 2020

A Secretaria de Estado Desenvolvimento Econômico (Sede), por meio da Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), vai financiar projetos e ideias inovadoras de Instituições de Pesquisa Científica e Tecnológica (ICT’s), localizadas em Minas Gerais, que tenham como objetivo combater a pandemia do coronavírus. A iniciativa busca ideias e soluções de auxílio ao enfrentamento da doença, além da superação dos danos sociais e econômicos por ela causados.

“Criamos um canal ágil para identificar projetos que possam contribuir de forma relevante contra os impactos da pandemia, de maneira a facilitar o direcionamento de esforços e recursos para viabilização das ações mais estratégicas”, afirma a superintendente de Pesquisa e Tecnologia da Sede, Gabriela Rocha. O canal informado pela superintendente é o formulário, que deve ser preenchido pelas instituições que queiram participar da seleção.

As propostas submetidas por esse formulário serão avaliadas em caráter preliminar quanto à relevância e viabilidade financeira, diante do contexto da crise, por meio do Fórum Especial, considerando as visões da Saúde e do Desenvolvimento Econômico. Em segundo momento, os projetos pré-selecionados serão avaliados nos seus aspectos de inovação e pertinência científica, para instrução do processo e realização do repasse financeiro à ICT.

Além do mapeamento, todas as instituições inscritas serão adicionadas ao portal do Sistema Mineiro de Inovação (Simi), espaço em que estão compiladas as principais informações sobre o ecossistema de inovação mineiro.

Os interessados deverão acessar o formulário e preencher os dados solicitados neste link.

Portal Simi – Especial Coronavírus

Diante do atual cenário mundial, o Portal Simi, que reúne em um só local as principais informações sobre empreendedorismo, ciência, tecnologia e inovação, está em um formato adaptado. A versão especial Covid-19 já está liberada à população, que terá acesso às notícias relevantes para o ecossistema de inovação mineiro dentro desta temática. O portal também disponibiliza todos os editais e oportunidades que estão em aberto para enfrentamento do vírus.

Outro destaque é que startups com soluções que podem minimizar a propagação do coronavírus, ou mesmo minimizar os efeitos da pandemia, podem se cadastrar no site para fortalecer a rede de enfrentamento. O cadastro é válido para aquelas empresas embrionárias que propõem soluções principalmente associadas ao combate ao Covid-19 e alternativas para o isolamento social. São exemplos as soluções de entrega (delivery), e-learning (aprendizado a distância), saúde remota, teletrabalho, smart cities (cidades inteligentes), dentre outras.

Por Agência Minas

publicidade

publicidade

publicidade