Pesquisadores da UFV produzem equipamentos de proteção individual
31 de março de 2020

A falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais de saúde que lidam no combate à Covid-19 tem preocupado a Organização Mundial da Saúde (OMS) e as nações acometidas pela pandemia. Diante disso, pesquisadores da UFV começaram a se dedicar, há duas semanas, em maneiras de atender aos requisitos necessários na produção de EPIs que sejam efetivamente utilizadas em hospitais e laboratórios de Viçosa e região.

O trabalho está sendo conduzido pelo professor do Departamento de Física Clodoaldo Araújo e os estudantes de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Física Hamilton Teixeira e Oscar Ojeda. A iniciativa faz parte da Comissão de Produção de Inovações Tecnológicas no Combate à Covid-19, comandada pelo Departamento de Medicina e Enfermagem.

Com os estudos e pesquisas do grupo de pesquisadores, teve início a produção dos equipamentos do tipo máscara de proteção (face shield) a partir da utilização de quatro impressoras 3D da UFV, dos departamentos de Física, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção.

Após testes com os principais filamentos utilizados em impressoras 3D, como PETG, ABS e PLA, e folhas transparentes, se chegou a um modelo mais adequado e com durabilidade. Assim, os EPIs produzidos na UFV, além de proteger as equipes de saúde, asseguram a saúde do paciente, evitando que um médico contaminado e assintomático, por exemplo, os contagie.

De acordo com Clodoaldo Araújo, a produção em escala terá início nesta terça-feira (31). A expectativa é que sejam produzidas aproximadamente 30 EPIs por dia. Inicialmente, essas proteções serão destinadas aos hospitais e laboratórios de Viçosa e municípios da região.

As equipes de saúde interessadas nos EPIs da UFV podem entrar em contato com os seguintes professores: Douglas Lopes (douglas@ufv.br), da Arquitetura e Urbanismo; Ricardo Capucio (ricardocapucio@ufv.br), da Engenharia de Produção; Alexandre Brandão (alexandre.brandao@ufv.br), da Engenharia Elétrica; e Clodoaldo Araújo (dearaujo@ufv.br), da Física.

Por UFV

publicidade

publicidade

publicidade