A Prefeitura de Ubá divulgou, neste domingo (5), que foi registrado o primeiro caso confirmado de Covid-19 no município. O dado, publicado no Boletim Epidemiológico Diário Municipal, ainda não consta nos informes do Estado e do Ministério da Saúde.
Novos números de casos em investigação também foram anunciados pelo informe postado no perfil da Prefeitura no Facebook.
Segundo o boletim do município, 24 pacientes que apresentavam sintomas que se enquadram nos protocolos da Secretaria Estadual de Saúde foram testados e aguardam resultado do exame.
Outros 69 pacientes com sintomas gripais, mas que não se enquadram para coleta do teste, estão sendo monitorados pela Secretaria de Saúde do município.
Constam ainda nos dados que outras 20 pessoas tiveram resultado negativo para a doença.
O número de casos notificados, desde 15 de março, é de 114.
Neste boletim, a Administração Municipal também não informou o perfil de todas as pessoas que estão sendo investigadas para a Covid-19 e não divulgou as unidades onde os pacientes estão hospitalizados, além do local onde residem.
Caso confirmado
Sobre o caso confirmado, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que se trata de paciente do sexo feminino, faixa etária de 30 a 35 anos, que atua profissionalmente na área de saúde.
Segundo o boletim, a paciente teve contato com pessoa proveniente do Rio de Janeiro, que testou positivo para a doença. Ao apresentar os primeiros sintomas, e pelo histórico de contato com um caso positivo, a paciente fez a coleta de material no dia 23 de março.
Manteve-se em isolamento domiciliar por 16 dias. Hoje, está bem e não apresenta mais sintomas.
Internações por suspeita da Covid-19
Ubá possui duas pessoas internadas com suspeita de Covid-19, segundo a Prefeitura.
Um paciente do sexo masculino, idoso, 70 anos, acamado, isolado, com quadro estável. E uma paciente do sexo feminino, faixa etária 46 a 50 anos, integrante de grupo de risco, quadro leve, estável.
Sobre os testes
A Prefeitura também esclareceu que os testes rápidos para Covid-19 para os municípios serão fornecidos pelo Ministério da Saúde.
Os exames coletados na cidade são analisados pela Funed, laboratório referência do Estado de Minas Gerais para Covid-19. A partir do momento em que o material coletado é recebido em Belo Horizonte, o prazo médio de divulgação de resultado varia de 7 a 10 dias.
Um veículo da Secretaria de Saúde de Ubá transporta diariamente os dados para o laboratório. Destacou ainda que devido ao grande volume de exames, a prioridade de resultados está sendo dada para profissionais de saúde sintomáticos e pacientes internados.
Por G1