Desde o começo da pandemia, professores do curso de Enfermagem (DEM) da UFV estão reunindo informações científicas sobre o uso de máscaras como medida de prevenção contra o novo coronavírus. Quando, finalmente, no final da semana passada, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde aconselharam o uso de máscaras caseiras para a população, os pesquisadores da UFV já estavam adiantados nas estratégias de recomendações para uso e confecção destas máscaras.
A professora Luciene Muniz Braga, que é especialista em Controle de Infecção Hospitalar já vem dando cursos de treinamento para que os profissionais de saúde dos hospitais usem melhor os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Nesta segunda-feira (6), ela divulgou um vídeo adaptando estes cuidados ao uso de máscaras simples, feitas de tecido, para toda a população. “A OMS tinha receio de que o uso de máscaras caseiras afrouxasse as medidas de higiene respiratória e o necessário isolamento social. Mas hoje há um consenso de que o uso de máscaras caseiras não é a solução ideal, mas deve ser considerada no contexto de uma estratégia abrangente de controle da doença”.
Luciene explica ainda que um argumento muito favorável é que as máscaras caseiras, quando bem-feitas e bem utilizadas, ajudam a reduzir a disseminação do novo coronavírus através do espirro e da tosse, por exemplo, porque a máscara de tecido cria uma barreira, reduzindo a saída das gotículas contendo o vírus.
O vídeo, produzido por ela, com apoio da Coordenadoria de Comunicação Aberta e à Distância (CEAD), pode ser visto neste link.
Confira, abaixo, algumas dicas que estão no vídeo e não podem ser esquecidas ao usar uma máscara caseira.
Por UFV