Estão em pleno vapor as obras de adaptação da Unidade de Atenção Especializada em Saúde (UAES) da UFV para que funcione como um espaço de atendimento a pacientes com suspeita de Covid-19. A transformação do local, que já foi batizado como Unidade Covid-19, é resultado de uma parceria formalizada entre a administração superior da universidade, a Prefeitura de Viçosa e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Viçosa (Cismiv). Tão logo a infraestrutura e os detalhes operacionais entre a UFV e a Prefeitura de Viçosa estejam finalizados, a Unidade Covid-19 já começa a funcionar.
Segundo a chefe da Divisão de Saúde (DSA) da UFV, Marisa Dibbern Lopes Correia, a UAES não será transformada em um hospital. Até porque não tem estrutura para isso. A ideia é adaptar e equipar o espaço para o atendimento de pessoas com sintomas leves e moderados da doença. Ali acontecerão os primeiros atendimentos e orientações sobre como proceder no caso de sintomas de Covid-19, e para que os pacientes possam também ter seus exames coletados para posterior análise em laboratório, obedecendo a um protocolo rigoroso.
A adaptação da UAES, feita com recursos próprios da UFV, envolve, dentre outras medidas, a instalação de uma tenda externa com quase 300 metros quadrados, que terá cabines para recepção e avaliação dos sinais vitais dos pacientes. Envolve também a reorganização das salas e consultórios distribuídos no subsolo e nos quatro andares da unidade, que funciona na praça W, atrás do Colégio Viçosa.
A expectativa é a de que a Unidade Covid-19 funcione de segunda a domingo, das 7h às 18h. Para isso, funcionários da UFV e contratados da prefeitura das áreas de saúde, administrativa, limpeza e segurança atuarão em conjunto, divididos em equipes. A UFV contribuirá com seis equipes. Somente na área da saúde, cada uma delas terá quatro médicos, dois enfermeiros e um técnico em enfermagem. Dos 36 recepcionistas que atuarão na unidade, 30 são voluntários que pertencem ao quadro de técnicos administrativos e de professores da UFV. O número de seguranças e profissionais da limpeza ainda está sendo definido.
Com a inclusão da Unidade Covid-19 na luta contra a pandemia, espera-se desafogar as emergências dos hospitais da cidade e dar apoio às Unidades de Saúde da Família. Pretende-se também melhorar a identificação de casos da doença, facilitando o reconhecimento do seu perfil epidemiológico no município e região.