Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Prefeitura de Ubá divulga notas de esclarecimento sobre Feira Livre e Horto Florestal
27 de abril de 2020

'}}

A Prefeitura de Ubá divulgou, neste domingo (26), notas de esclarecimento sobre sobre a Feira Livre e o Horto Florestal. Confira na íntegra:

Feira Livre

"A respeito da iniciativa de atender produtores rurais com a realização de uma Feira Livre experimental, a Prefeitura de Ubá esclarece, primeiramente, que trata-se de medida temporária, em razão das adaptações necessárias impostas pelo cenário atual. Não há intenção de modificar de maneira permanente o local de realização da tradicional Feira Livre de Ubá, que após a crise provocada pela COVID-19 retornará para o Galpão.

Destaca-se que a proposta de realização da feira livre experimental visa atender exclusivamente ao escoamento de produção e geração de renda aos pequenos produtores, tendo em vista que os chamados "atravessadores" e "cabeças de feira", em análise preliminar, possuiriam melhores condições de escoamento de suas mercadorias via supermercados e sacolões. Em relação a escolha pelo local, o Decreto 6371/2020 estabelece, em seu artigo 15, que "A feira deve ser realizada em espaço público aberto e arejado, afastado de residências". O texto encontra-se em consonância com o preconizado pelo Governo do Estado de Minas Gerais e a cartilha da Emater/MG.

A Prefeitura, através de representantes das Secretarias de Ambiente e de Desenvolvimento Social, encontra-se disponível para o diálogo com todas as categorias afetadas pelas medidas de enfrentamento à COVID-19, e conta com a compreensão de todos frente ao grande desafio imposto pela crise atual, em decorrência da pandemia e dos estragos causados pelas enchentes".

Horto Florestal

"A respeito de conteúdo de vídeo com imagens do Horto Florestal, a Prefeitura de Ubá informa que toda a lama retirada da área central da cidade na ação de limpeza dos primeiros dias após as enchentes foi transportada para o Horto Florestal. Trata-se de prática adotada também em enchentes anteriores, visando principalmente agilizar a limpeza minimizando o impacto na vida das pessoas afetadas. Além disso:
- Em razão da chuva, o terreno do Transbordo em Ligação fica instável, dificultando o grande fluxo de caminhões que precisam bascular a lama no local e retornar, por dezenas de viagens/dia, para depositar o material retirado das ruas.
- O trajeto para o Horto Florestal é menor, facilitando maior número de viagens/dia.
- Por ser retirada das ruas em estado muito líquido, a lama solta "água" pelas ruas durante o trajeto até o local de transbordo. A limpeza da área para o Horto Florestal é mais simples em relação ao trajeto para Ligação.
- Conforme realizado nas enchentes anteriores, após o ressecamento desta lama e a estabilização do material, ocorre o recolhimento e transporte para local adequado. Entretanto, em razão dos esforços empregados também nas ações de enfrentamento à COVID-19, simultâneos às ações de recuperação da enchente de 7 de abril, a limpeza do local estava prevista para acontecer na próxima semana.
- A programação das Secretarias de Obras e Ambiente foi alterada, visando que a retirada do material e seu transporte para o transbordo seja realizada a partir desta segunda-feira (27).
- Equipes de Combate às Endemias, que visitam o Horto Florestal a cada 15 dias, irão ao local amanhã com apoio do caminhão fumacê".