A Secretaria Municipal de Assistência Social de São Miguel do Anta divulgou, na tarde desta terça-feira (28), uma nota de esclarecimento sobre o auxílio concedido pelo Governo Federal em razão da pandemia do novo coronavírus. Confira na íntegra:
"Prezados/as: de fato esta questão do auxílio emergencial tem gerado muita tensão sob os profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Mas queremos reforçar aqui a posição do Ministério da Cidadania (MC) desde do início da liberação do mesmo que não adianta irem ao CRAS, pois não temos acesso aos sistemas disponibilizados pela União para esta finalidade, como “Auxílio Emergencial” e “Caixa Tem”.
Estes são de responsabilidade da União por meio da Caixa Econômica Federal (CEF), claro que nós temos visto que os municípios têm apoiado e sabemos que isso se fez necessário pra garantir que estas famílias tivessem acesso ao auxílio, pois grande parte não tem acesso a internet e aparelhos telefônicos. Mas quanto a estas dúvidas oriundas do sistema, novamente queremos reforçar que o único canal de atendimento disponibilizado pela União são os telefones: 111 ou 121.
Nosso papel neste processo é de orientação quanto ao acesso aos meios eletrônicos para solicitar o auxílio emergencial e para ter acesso ao valor nas poupanças digitais. Mas não somos nós, do SUAS, que temos a atribuição de operacionalizar estes sistemas, por isso é importante deixar claro aos usuários para que não haja mau entendimento quanto ao nosso papel neste processo.
Temos visto a angústia dos senhores nestes últimos dias sobre esta questão e isso me preocupa muito, pois vejo muitos trazendo pra si a responsabilidade que é da União por meio da CEF.
Os sistemas têm apresentado erros constantes, pelo fluxo de acesso, ou por questões operacionais, mesmo que fogem da nossa competência é importante deixar isso claro aos usuários".