Durante o período de pandemia, o Núcleo da Mulher Viçosa esteve ativo para minimizar os impactos do distanciamento social para as mulheres. Durante o mês de abril, o Núcleo realizou 31 acompanhamentos, sendo: 18 atendimentos psicológicos, 6 jurídicos, 1 caso de violência sexual e 6 encaminhamentos feitos pela Secretaria de Assistência Social.
O Núcleo criou um plantão jurídico para mulheres em situação de violência física, com um advogada e estagiária de plantão para emergências. Além disso, tem o teleatendimento psicológico para mulheres. O serviço tem o intuito de amenizar a ansiedade e orientar sobre os problemas familiares por meio do acolhimento e da escuta afetiva por uma psicóloga. Os telefones para contato são: (31) 3892-5954 e (31) 986282274 (WhatsApp), de segunda a sexta, de 7h às 12h.
As atividades presenciais estão temporariamente suspensas, para evitar aglomerações. De acordo com a coordenadora de Políticas Públicas Para Mulheres, Raíssa Rosa, o espaço físico do Núcleo continua estruturado para receber as mulheres após a pandemia: “o Núcleo foi pensado para ser um espaço de acolhimento, que atenda as necessidades reais das mulheres. Para isso dispõe de uma local adaptado para crianças, salas de aula para cursos e capacitações, ambiente de acolhimento psicológico”, informa Raíssa.
Contato pelas redes sociais
A partir de agora, as pessoas que desejam conhecer as atividades e projetos do Núcleo da Mulher Viçosa podem acompanhar as ações no recém-criado perfil do Instagram. Siga @nucleomulhervicosa!