A Coordenadoria Municipal de Política e Defesa do Consumidor de Viçosa (Procon), ligado a Superintendência de Gestão Pública e Governança, notificou a Cemig sobre os procedimentos de leitura e faturamento adotados em abril de 2020 e os atendimentos prestados pela companhia.
Das reclamações atendidas pelo Procon durante o mês passado, cerca de 30% eram sobre o aumento excessivo do preço das contas de luz. Com base nas solicitações, o órgão municipal enviou ofício a distribuidora de energia pedindo a apuração dos procedimentos de leitura e faturamento adotados em abril. Além disso, a Cemig foi notificada a informar os eventuais aumentos da tarifa e que, se forem constatados erros, haja uma revisão de todas as faturas cobradas. O Procon cobrou ainda a regularização do atendimento da central telefônica destinada à órgãos públicos de defesa dos consumidores.
De acordo com o diretor do Procon, Celso Alves, qualquer cidadão deve ser informado previamente de alterações nas contas: “é direito básico dos consumidores a informação adequada e clara sobre os produtos e serviços, mesmo durante a pandemia. Acompanhamos e estamos buscando esclarecimentos juntos a companhia”, salienta Celso.
Os consumidores podem registrar denúncias e tirar dúvidas sobre os direitos do consumidor com o Procon-Viçosa pelo telefone 3891-6500.