A Prefeitura de Cajuri divulgou na tarde desse domingo (10), por volta das 12h30, o primeiro caso confirmado do coronavírus na cidade.
Segundo a prefeitura, há um caso confirmado na cidade, que testou positivo; um caso suspeito, que aguarda coleta do material para realização do teste; oito pessoas em quarentena, pacientes recém chegados na cidade, vindos de área de transmissão comunitária, ou pessoas que apresentarem sintomas gripais e estão sendo monitorados pela Secretaria de Saúde; um caso descartado, paciente que testou negativo; um óbito descartado, que testou negativo e um total monitorado de 63 pessoas, que foram analisados desde o dia 23/03 e foram liberados por não apresentar ou deixarem de apresentar sintomas gripais.
Segundo o Prefeito de Cajuri, Ricardo Andrade, uma pessoa da cidade de Cajuri, que faz Doutorado no Rio de Janeiro, na área de saúde, chegou em Cajuri no dia 1º de maio, com a autorização e assintomática. Ela foi orientada a ficar em casa em quarentena. Porém, no dia 4 de maio, ela começou a apresentar sintomas do coronavírus. A equipe de saúde então foi até a casa da paciente e no 07 de maio foi colhido o exame e enviado para a Universidade Federal de Viçosa (UFV), onde nesse domingo, após o resultado, foi confirmado o caso de coronavírus.
O prefeito ainda destacou que está sendo feito um mapeamento dos familiares e pessoas que tiveram contato com essa paciente e que nessa segunda (11), será feito a coleta do exame dessas pessoas. Além disso, o prefeito informou que o caso da paciente está em nível leve.