Devido ao exorbitante número de pássaros apreendidos nos últimos tempos portando anilhas cortadas ou alargadas, apresentando tamanhos superiores às especificações legais, os órgãos ambientais pretendem realizar operações nos municípios de Viçosa e da região, para fiscalizarem todos os criadores de passeriformes.
Serão levantados através do sistema eletrônico de registro de criadores de passeriformes, todos os criadores da região, que terão seus acessos bloqueados temporariamente, não sendo possível fazer nenhuma movimentação no sistema.
A Polícia Ambiental, em parceria com outros órgãos ambientais, irão fiscalizar todos os criadores, onde serão aferidas todas as anilhas e será verificado se o plantel do criador confere com o que consta no registro.
Operação semelhante aconteceu no município de Ubá no ano de 2019, que resultou em R$ 1.600.000,00 (um milhão e seiscentos mil), em multas, centenas de pássaros e anilhas apreendidas e 41 prisões.
Ressalta-se ter em cativeiro pássaro com anilha adulterada, além crime ambiental, configura o crime inafiançável de Falsificação do selo ou sinal público.