O prefeito Ângelo Chequer participou na manhã desta terça-feira (19), de uma videoconferência com o Governador Romeu Zema e mais 11 prefeitos de municípios mineiros. Foram discutidas as medidas já adotadas no enfrentamento ao novo coronavírus e as próximas ações para evitar a proliferação da doença.
Além de Viçosa, participaram da reunião os prefeitos das cidades de Teófilo Otoni, Almenara, Montes Claros, Janaúba, Governador Valadares, Mantena, Manhuaçu, Ponte Nova, Divinópolis, Barbacena e Conselheiro Lafaiete. Durante a reunião o Governador elogiou o trabalho dos prefeitos e ressaltou os índices positivos de Minas Gerais em comparação com os demais estados e o foco no atendimento à população.
Ângelo Chequer apresentou o que Viçosa tem feito para controlar a doença e permitir o funcionamento das atividades econômicas, como o funcionamento das barreiras sanitárias e o rodízio de CPF. Detalhou ainda os leitos que a cidade possui e que as ações adotadas pelo município tem orientação de conselhos técnicos formados por profissionais de saúde e representantes dos poderes executivo, legislativo e Universidade Federal de Viçosa.
A reunião foi importante para que os municípios pudessem buscar novas referências e conhecer as ações que tem dado certo no Estado. Para o prefeito, Viçosa tem se destacado com relação as medidas e os números apresentados: "Temos o respaldo de uma equipe técnica especializada no assunto e temos conseguido aliar medidas positivas a números epidemiológicos controlados", disse. Entretanto, durante a reunião, o Governo de MG não apresentou propostas específicas para os municípios. Ângelo Chequer perguntou ao governador Romeu Zema sobre a manutenção dos repasses mensais de verbas ao município e a questão não foi respondida.
Fonte: Prefeitura de Viçosa.