Começam nesta quarta-feira (03) as vistorias em centros de atendimento clínicos, fisioterápicos, odontológicos e veterinários. Os locais devem se devem se adaptar às novas normas previstas no decreto nº 5.470/2020 para realizarem atendimentos eletivos. As regras determinam os procedimentos para pacientes e profissionais da saúde da rede pública ou privada.
Assim como os comerciantes, os centros de atendimento em saúde também terão que se adaptar às rígidas normas que possibilitam o atendimento com segurança aos pacientes. Eles terão que estruturar seus consultórios clínicos de acordo com as normativas para cada especialidade. A solicitação para a vistoria é feita exclusivamente online, CLICANDO AQUI.
Somente após o cadastro, a vistoria dos locais será realizada por um engenheiro e um fiscal da vigilância sanitária. De acordo com a chefe do setor de Vigilância Sanitária de Viçosa, Wanderleia Santana, a expectativa é que cerca de 350 estabelecimento clínicos, veterinários e odontológicos sejam analisados: "os profissionais devem apresentar as adequações de acordo com as normas do decreto, o equipamento de proteção individual (EPI's) que serão utilizados e o protocolo de atendimento", explica.
Cuidados para os pacientes
Para serem atendidos, os pacientes também devem preencher um formulário online, simples. O documento possui perguntas que podem ajudar a identificar casos suspeitos de Covid-19 e vai ajudar na triagem de sintomas. Se você pretende realizar alguma consulta agendada, CLIQUE AQUI e preencha o cadastro.
Após o envio do questionário, o paciente receberá um e-mail com resposta se está apto ou não a realizar o atendimento/ procedimento solicitado. Caso esteja autorizado, ele receberá um QR Code que deverá ser apresentado no dia da consulta. Já em casos de reprovação, o paciente deverá entrar em contato com o Telessaúde Covid para ser acompanhado pela vigilância epidemiológica do município. Se o paciente não possuir acesso à internet, pode realizar o preenchimento do questionário diretamente no consultório ou estabelecimento de saúde.
Antes da consulta, o profissional da saúde deverá aferir a temperatura do paciente, preferencialmente utilizando termômetro digital infravermelho. Para todos os casos que a temperatura corpórea for maior ou igual a 37,8°C idealmente deverá ser suspenso o atendimento.
Confira neste vídeo mais informações de procedimentos para pacientes e profissionais de saúde:
Fonte: Prefeitura de Viçosa.