Os carnês para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano de Viçosa (IPTU) de 2020 já estão sendo distribuídos pelos Correios. Os contribuintes devem receber ainda este mês as guias em suas residências.
As correspondências que retornarem ficarão disponíveis na Secretaria de Fazenda para que o contribuinte possa buscar. O cidadão também tem a opção de retirar a segunda via pelo SITE da Prefeitura. Proprietários de áreas não edificadas (lotes) que ainda não cadastraram endereço de recebimento devem pegar o boleto na Secretaria ou online.
As guias do IPTU podem ser pagas no Sicoob, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Casas Lotéricas, Itaú e Banco Mercantil, respeitando o sistema de rodízios por CPF. O pagamento também pode ser feito pela internet nos aplicativos e sistemas online (internet banking) desses mesmos bancos.
A primeira parcela vence no dia 16 de julho e quem fizer o pagamento em parcela única terá 7% de desconto, assim como em outros anos. Para reduzir os impactos e prejuízos econômicos sofridos pelas famílias devido a pandemia de Covid-19, a Prefeitura de Viçosa ampliou a divisão do valor do IPTU para 6 parcelas, ao invés das 4 parcelas de anos anteriores.
ISSQN
A primeira parcela e a parcela única do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) também vence no dia 16 de julho, sendo dividido em seis parcelas. Esse imposto não oferece a condição de desconto para pagamento em parcela única. Os carnês de pagamento já foram encaminhados para os endereços cadastrados. O contribuinte que não receber as guias em junho também pode procurar na Secretaria de Fazenda ou retirar a segunda via online pelo SITE da Prefeitura.
Arrecadação
O valor total de IPTU arecadado em Viçosa seria de 13 milhões de reais. Entretanto, segundo a Secretária de Fazenda, Simone Viana, a arrecadação será de aproximadamente 8 milhões de reais em 2020. O valor estimado de receita é menor porque considera fatores como a inadimplência e o desconto de parcela única.
O valor arrecadado com o IPTU é a contribuição do cidadão para investimentos no município. A saúde e a educação no município, por exemplo, são, em parte, financiadas pela arrecadação IPTU, recebendo 15% e 25% do valor, respectivamente.
Demais dúvidas e orientações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3891-6963 ou no email atendimento.fazenda@vicosa.mg.
Fonte: Prefeitura de Viçosa.