A Prefeitura de Viçosa autorizou o funcionamento de 59 estabelecimentos clínicos de saúde para procedimentos eletivos. As vistorias foram feitas com base nas normas técnicas e sanitárias rígidas para a realização de procedimentos dos serviços de saúde em consultórios particulares e públicos.
Assim como os comerciantes, os centros de atendimento em saúde estão se adaptando para possibilitar o atendimento com segurança aos pacientes. Os profissionais, além de regularizarem seus espaços de trabalho, devem ter o cartão de vacina para a H1N1 em dia.
De acordo com a chefe do setor de Vigilância Sanitária, Wanderleia Santana, os profissionais têm se adaptado às normativas do decreto. "Aqueles que atuam nessas clínicas já realizam atendimentos com procedimentos sanitários rígidos. As novas normativas apenas reforçam os cuidados necessários no atendimento aos pacientes", explicou. As vistorias continuam sendo realizadas, de acordo com a demanda.
Para serem vistoriados, os responsáveis pelos consultórios devem adequar os espaços de acordo com as normativas e preencher o FORMULÁRIO ONLINE. A equipe formada por técnicos e engenheiros da prefeitura irá vistoriar e definir quantas pessoas podem permanecer na sala de espera. Todas as regras constam nos decretos nº 5470/2020 e nº 5486/2020.
Fonte: Prefeitura de Viçosa.