47% têm muito medo do coronavírus, e 51% só saem de casa quando é inevitável, diz Datafolha
30 de junho de 2020

Pesquisa Datafolha publicada no site do jornal “Folha de S.Paulo” na noite de segunda-feira (29) aponta que 47% dos brasileiros tem muito medo de contrair o novo coronavírus. Além disso, 51% só saem de casa quando é inevitável.

A pesquisa foi feita nos dias 23 e 24 de junho, com 2.016 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Por causa do coronavírus, o levantamento foi realizado por telefone, método que, segundo o Datafolha, não tem a mesma eficácia das pesquisas presenciais nas ruas e nos domicílios.

Veja os números:

Medo de ser infectado

O instituto perguntou ao entrevistado sobre o medo de ser infectado, e a maioria afirmou ter muito medo. Veja o resultado em relação às pesquisas anteriores para a mesma pergunta, em março, abril e maio:

Segundo a pesquisa, a proporção de pessoas que relatam ter muito medo é maior entre mais pobres (51% contra 36% entre os mais ricos), mulheres (53% contra 41% dos homens), e moradores da região Nordeste (52%).

Isolamento social

Levantamento questionou sobre o comportamento em relação à orientação de se manter em isolamento. Veja as respostas e a comparação com as pesquisas anteriores:

Preocupação

O Datafolha também perguntou ao entrevistado se ele está ou não preocupado com a pandemia. A maioria acha que a população está menos preocupada do que deveria:

Abertura do comércio

A pesquisa questionou os entrevistados sobre a percepção da reabertura do comércio neste momento da pandemia do coronavírus. Veja os resultados:

Opinião sobre a situação do coronavírus

A pesquisa questionou se, na avaliação do entrevistado, a situação atual da pandemia no Brasil está melhorando ou piorando. Veja as respostas:

Fonte: G1.

publicidade

publicidade

publicidade