UFV está entre as 20 melhores universidades da América Latina
8 de julho de 2020

A UFV é uma das 20 melhores universidades da América Latina, de acordo com o ranking da Times Higher Education (THE) 2020, divulgado nesta terça-feira (7). Dentre as 166 instituições classificadas, de 13 países, a Universidade alcançou a 19ª colocação, sendo a segunda de Minas Gerais.

Apenas a UFV e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) representaram o estado mineiro entre as 20 melhores instituições de ensino superior. O Brasil foi o país mais representado, com 61 universidades na lista da publicação britânica. A liderança do ranking foi alcançada pela Pontifícia Universidade Católica do Chile (PUC-Chile), já a segunda e terceira colocação ficaram com as universidades de São Paulo (USP) e Estadual de Campinas (Unicamp), respectivamente.

Para o ranking de 2020 da THE, foram utilizados os 13 indicadores de desempenho do World University Rankings, com os dados adaptados para refletir as características das instituições latino-americanas. Dentre os aspectos considerados na avaliação estão ensino, pesquisa, citações, investimento da indústria e perspectiva internacional. A UFV obteve os melhores resultados em pesquisa e ensino, como pode ser verificado no site do ranking.

O reitor Demetrius David da Silva ressaltou a importância da UFV alcançar posições de destaque, principalmente entre universidades que possuem quadros docentes e discentes substancialmente maiores, como USP, Unesp, Unicamp, UFMG, UFRJ, dentre outras. Além disso, lembrou que esses resultados devem ser analisados sempre com cautela, mas “são elementos importantes e que contribuem no direcionamento de ações”.

Divulgação Institucional

Fonte: UFV.

publicidade

publicidade

publicidade