Vereadora acompanha o desenvolvimento do Centro de Zoonoses
8 de julho de 2020

Depois de muitos debates e uma legislatura sempre firme e à frente nas causas animais, hoje, a Vereadora Brenda Santunioni (Progressistas) apresenta, alegremente, os resultados de seu árduo trabalho como parlamentar. Agora, que o Centro de Zoonoses de Viçosa deu início às suas instalações, Brenda fará questão de divulgar, detalhadamente, todas as tramitações do processo e se dispôs a sanar qualquer dúvida da
população, como afirmou durante a reunião Ordinária da terça-feira (07). “A partir de hoje, sempre dedicarei um tempo de minha fala para elucidar a população viçosense a respeito do funcionamento de um Centro de Zoonoses”. A vereadora empenhou grande parte de sua legislatura para reunir-se com especialistas das causas
animais e com a população, por meio de audiências públicas, a fim de estruturar em Viçosa um sistema efetivo que lidasse com os animais da melhor maneira possível.

Em junho do ano passado, a vereadora realizou uma Audiência Pública, que contou com a presença do Deputado Estadual, Osvaldo Lopes (PSD), do Secretário Municipal de Saúde, Marcus Schitini, da Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária da Univiçosa, Alessandra Sayegh, e do Diretor da Sociedade Viçosense de Proteção aos Animais (SOVIPA), Edson Carocce, para que fossem ouvidas todas as críticas e sugestões da população sobre o tema. Na época, o encontro foi de grande importância para o planejamento da cidade sobre o assunto. Ainda em 2019, Brenda, junto à Casa Legislativa, conseguiu a emenda parlamentar no valor de R$ 250 mil, do Senador Antônio Anastasia (PSDB), para ajudar no desenvolvimento da causa.

Em fevereiro deste ano, durante uma reunião Ordinária, entusiasmada, informou que todas as licitações para a construção do Centro de Zoonoses foram concluídas. Além disso, em março, esteve presente na assinatura oficial do projeto de construção, junto ao Prefeito Municipal, Ângelo Chequer (PSDB), na qual firmou o início das obras. O projeto prevê 404,17m² construídos, em uma área de 9.263,42m², e terá prazo de 8 meses para sua finalização.

A função de um Centro de Zoonoses é garantir o bem-estar de animais e da população, agindo no controle das zoonoses (doenças que podem ser transmitidas de animais para seres humanos) e na prevenção de epidemias. "Ele não será um lugar para aprisionar cães e gatos. Será um lugar de tratamento e cuidados com os animais no geral e terá todo um processo de encaminhamentos, cuidados e zelos tanto pelo bem estar dos animais e, consequentemente, do nosso", afirmou.

publicidade

publicidade

publicidade