Prêmio Inova Minas Gerais chega à 5ª edição com reconhecimento de boas práticas e ideias inovadoras na administração pública
10 de julho de 2020

Em uma época em que os desafios surgem na mesma intensidade em que a necessidade de novas ideias para, sobretudo, modernizar os processos públicos e oferecer melhores serviços aos cidadãos, o Prêmio Inova Minas Gerais chega a sua 5ª edição. Criado para estimular a apresentação de projetos inovadores e implementar iniciativas de sucesso, valorizando o trabalho dos servidores, a premiação reconhecerá propostas que busquem transformar e aprimorar a gestão pública e os serviços prestados, sempre com foco nas necessidades dos usuários.

edital com informações sobre o prêmio foi publicado nesta quarta-feira (8/7) pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) no Diário Oficial do Estado. As inscrições poderão ser feitas do dia 24/8 ao dia 22/9. Outras informações sobre o Prêmio Inova Minas Gerais podem ser acessadas na página da Seplag.

Conforme a publicação, os agentes públicos da administração direta e indireta, com cargos efetivos ou comissionados, designados, contratados, empregados públicos, estagiários, bolsistas e militares, poderão se inscrever em duas categorias. São elas: “Iniciativas Implementadas de Sucesso” – dividida nas modalidades “Inovação em Processos Organizacionais” e “Inovação em Políticas Públicas” – e “Ideias Inovadoras Implementáveis”.

Relevância

“Mais do que nunca, estamos vivendo um momento que pede por inovação”, descreve a subsecretária de Gestão Estratégica da Seplag, Beatriz de Oliveira Goés. Segundo ela, a participação dos servidores no 5º Prêmio Inova é uma oportunidade para se propor ideias que simplifiquem e desburocratizem o atendimento, tanto ao servidor quanto ao cidadão. “Queremos melhorar os serviços públicos e a participação de todos é muito importante”, explica Beatriz.

A subsecretária de Gestão de Pessoas, Kênnya Kreppel, também reforça a importância do Prêmio. “O Prêmio Inova busca reconhecer e valorizar boas práticas na administração pública do Estado de Minas Gerais. Neste sentido, quero ressaltar a importância da participação dos servidores e colaboradores para que possam mostrar como estão fazendo a diferença e transformando a prestação de serviços públicos”, salienta Kênnya.

Premiação 

Uma novidade desta edição é que, na segunda etapa do concurso, os trabalhos finalistas serão submetidos a uma votação popular, aberta a todos os cidadãos, que poderão votar apenas uma vez para cada categoria e modalidade.

A mudança é resultado de uma parceria firmada com a Ouvidoria Geral do Estado, que concederá aos vencedores da categoria “Iniciativas Implementadas de Sucesso”, na modalidade “Inovação em Políticas Públicas”, o selo “O Estado Sabe Ouvir”. O selo é um reconhecimento às melhores iniciativas inovadoras promovidas em políticas públicas e poderá ser aplicado em cartões de visita, currículos, assinatura de e-mails e páginas de internet, como blogs, redes de relacionamento acadêmico e profissionais.

Como nos outros anos, haverá premiação em dinheiro e menção honrosa. Os vencedores receberão:

1° lugar - R$ 5 mil;
2° lugar – R$ 3,5 mil;
3° lugar – 2 mil;
4º lugar – menção honrosa.

Nas quatro edições anteriores, o Prêmio Inova Minas Gerais recebeu mais de 800 trabalhos em todas as categorias e premiou 46 iniciativas e ideias. Dessas, 42 receberam prêmio em dinheiro e 14 receberam menção honrosa.

Fonte: Planejamento MG.

publicidade

publicidade

publicidade