‘É possível que a gente consiga passar por esse pico de forma que ninguém fique sem assistência’, diz secretário de Saúde de MG
14 de julho de 2020

“É possível que a gente consiga passar por esse pico, se não houver mudança do cenário e taxa de transmissão nos próximos dias, de uma forma que ninguém fique sem assistência no estado de Minas Gerais”, disse o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, em entrevista coletiva nesta terça-feira (14).

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), é provável que estejamos passando, nesta semana, pelo momento com maior número de casos confirmados de Covid-19. A confirmação só será dada quando o número de casos começar a cair.

O último balanço da SES, divulgado nesta manhã, mostra que Minas Gerais tem 78 mil casos confirmados da Covid-19, sendo que 1.688 pessoas morreram.

“Quando falamos que a gente teria um pico, entendíamos que teríamos um momento de estresse na assistência. É impossível falarmos, com certeza absoluta, quantos casos nós teremos e que dia teremos esses casos. De um modo geral, a gente tinha uma certa folga no dimensionamento de leitos. Se isso se concretizar, poderemos ter a passagem por esse momento de estresse sem tanta dificuldade”, completou Amaral.

O secretário respondeu que a atual taxa de transmissão do coronavírus, chamada de RT, é de 1,03 no estado. Ou seja, uma pessoa contaminada transmite a doença para praticamente uma outra pessoa. “Isso significa que reduzimos severamente em relação ao que era um mês atrás. O ideal é que esse RT global fosse abaixo de 1”, disse o secretário. No início de junho, esta taxa era de 1,42.

publicidade

publicidade

publicidade