Governo de MG agora fala em ‘platô’ em vez de pico, ao prever aumento de casos de coronavírus nos próximos dias
14 de julho de 2020

O secretário de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, disse que provavelmente o estado terá “platô” em vez de um pico da pandemia. A informação foi dada durante entrevista coletiva nesta segunda-feira (13). Até então, desde junho, a Secretaria de Estado de Minas Gerais previa um pico para a próxima quarta-feira (15).

“Como MG teve um incremento de casos bem mais lento, é possível que mantenhamos o ‘platô’”, afirmou Amaral. Isso significa que teremos uma incidência maior de casos, ao longo de vários dias, configurando uma estabilidade em um patamar alto.

De acordo com o último boletim epidemiológico da pasta, divulgado nesta manhã, Minas Gerais tem 76 mil casos confirmados de Covid-19. Mais de 1,6 mil pessoas morreram em decorrência da doença.

“Toda ação que nós fizemos, essa projeção do pico, quer dizer que teremos um número maior de casos. Essa semana nós estaremos colhendo os frutos, os resultados, do que foi o isolamento social nos últimos 14 dias. Teremos um aumento de casos, mas não um pico muito grande. Teremos um platô mantendo a incidência de casos num mesmo nível por alguns dias”, explicou o secretário.

A pasta previa que cerca de 2,5 mil pessoas com Covid-19 precisariam de internação durante o mês de julho. Nesta segunda-feira (13), 2.356 pessoas estavam internados em leitos de UTI no estado.

Ocupação de leitos em Minas Gerais, nesta segunda-feira (13) — Foto: Reprodução/SES-MG

Ocupação de leitos em Minas Gerais, nesta segunda-feira (13) — Foto: Reprodução/SES-MG

“Está muito cedo para afirmarmos se estamos no pico. Só saberemos quando começarmos a ter redução de casos”, disse Amaral.

Nesta segunda, o hospital de campanha do governo de Minas começou a funcionar, com 4% de capacidade. A estrutura foi montada no Expominas, no bairro Gameleira, no Região Oeste de Belo Horizonte.

Carlos Eduardo Amaral pediu ainda que os mineiros continuem mantendo o isolamento social, usando máscaras e mantendo a higiene das mãos. “Quem se cuidar hoje, estará cuidando de seus parentes, de seus próximos e de toda a sociedade”, finalizou.

Veja a entrevista coletiva na íntegra:

Fonte: G1.

publicidade

publicidade

publicidade