Novo reservatório de 3 milhões de litros em Viçosa entrará em fase de testes
22 de julho de 2020

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa, SAAE, finalizou a etapa de construção da adutora que interliga o reservatório de 3 milhões de litros à estação de tratamento de água ETA-II Violeira. As obras fazem parte do Projeto de Ampliação do Sistema de Reservação de água tratada do município. Com esta fase da obra finalizada, a Autarquia realizará nos próximos dias o teste de estanqueidade, e após, colocará o reservatório em funcionamento.

O teste de estanqueidade, visa descartar a possibilidade de vazamentos nas conexões, registros e descargas do sistema. Após realizados os testes, será instalada a saída de água, finalizando esta etapa da obra de interligação, permitindo o pleno funcionamento do reservatório.

O novo de Reservatório de 3 milhões de litros está interligado no reservatório de 1 milhão de litros existente na mesma localidade, e funcionarão em conjunto, possibilitando ao sistema de abastecimento da ETA-II Violeira, reservar até 4 milhões de litros de água tratada que abastecerão 80% da população de Viçosa.

Os novos reservatórios de 3 milhões de litros  (próximo ao Condomínio do Recanto das Acácias) e o de 500 mil litros (Bairro Bom Jesus), quando em funcionamento aumentarão em cerca de 62% a capacidade de armazenamento de água tratada do Município.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

Os sistemas de distribuição e tratamento que abrangem a ETA I (Violeira) e ETA II (Bela Vista) possuem atualmente reservação de 5,96 milhões de litros de água tratada. Quando somados aos reservatórios de água tratada dos poços artesianos que atendem aos distritos e zona rural totalizam 6,4 milhões de litros de água tratada, na capacidade de armazenamento municipal.

Diante do consumo diário médio de 17,3 milhões de litros de água tratada do município, a atual capacidade de reservação de 6,4 milhões de litros de água garante o abastecimento de Viçosa por menos de 12 horas (em caso paralisação total do sistema).

Após finalizadas as obras de aumento do Projeto de Ampliação do Sistema de Reservação de água tratada do município em andamento, Viçosa terá uma capacidade de reservação de água tratada no município de 9,9 milhões de litros de água tratada. Essa nova capacidade de reservação garantirá em até 18 horas de abastecimento da população no caso de uma paralisação total do sistema.

 

publicidade

publicidade

publicidade