Divisão de Saúde reforça protocolo de atendimento
24 de julho de 2020

Com a retomada das consultas, a Divisão de Saúde (DSA) da UFV-Viçosa reforçou o protocolo de atendimento para garantir a segurança de todos durante a pandemia da Covid-19. Desde o agendamento, pelo telefone, até a realização dos procedimentos necessários, para os quais tanto pacientes quanto profissionais da saúde são paramentados adequadamente, a DSA está seguindo as medidas de proteção indicadas pelos decretos municipais nº 5.470 e nº 5.486 e pela Comissão de Biossegurança do Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade.

A chefe da Divisão de Saúde, Marisa Correia, destaca que o primeiro contato entre a DSA e o paciente, para o agendamento da consulta, pelo telefone, é a etapa mais importante. É por meio dele que os especialistas do setor entendem a condição de saúde da pessoa – o que inclui perguntas relacionadas aos sintomas da Covid-19 – e podem prosseguir. Marisa ressalta que este reforço do protocolo não inviabiliza o atendimento. Pelo contrário: ele embasa a tomada de decisão adequada para cada caso, dentro das normas da Vigilância Sanitária e garantindo a segurança de todos. Em situações em que informações contraditórias ou não verídicas são identificadas, a Divisão de Saúde é obrigada a interromper a consulta e o paciente pode ser acionado judicialmente.

Outra medida de proteção adotada corresponde à permissão para entrada na Divisão de Saúde, que é dada com cinco minutos de antecedência, para evitar a aglomeração de pessoas no setor. Em relação à permissão para entrada de acompanhantes, só é dada para pacientes que realmente necessitam. Tudo está sendo informado e esclarecido pelo telefone, por meio do primeiro contato entre a DSA e o público.

Os intervalos entre os atendimentos também foram ampliados para que os consultórios e equipamentos usados possam ser desinfetados.

Agendamentos

A DSA retomou as consultas para realização de procedimentos eletivos inadiáveis. Portanto, os especialistas do setor estão atendendo apenas pacientes com condições de saúde que podem se tornar graves em um curto período. O agendamento está acontecendo de acordo com a escala da DSA e exclusivamente pelo telefone: (31) 3612-1850, 3612-1851, 3612-1852 e 3612-1853 – trocas de receitas também podem ser solicitadas por meio destes números.

Não estão incluídos procedimentos de rotina e exames preventivos anuais (desde que não tenham relação com outros sintomas). A Divisão de Saúde ainda não retomou o agendamento de consultas odontológicas porque os especialistas da área se enquadram em grupos de risco para a Covid-19 e estão mantendo as recomendações de isolamento.

Divulgação Institucional

Fonte: UFV.

publicidade

publicidade

publicidade