Festivais online agitam o cenário cultural durante a pandemia em Viçosa
30 de julho de 2020

O Conselho Municipal de Política Cultural e o Departamento de Cultura da Prefeitura de Viçosa vem abrindo editais de festivais temáticos com o objetivo de aquecer o cenário cultural e beneficiar artistas de Viçosa durante o período de isolamento social. Todos os festivais contemplam premiação em dinheiro aos participantes, como parte do Plano Emergencial de Cultura de Viçosa, que utiliza recursos exclusivamente disponibilizados pelo município, através do Fundo Municipal de Cultura.
A 6ª edição do Festival de Música de Barzinho tem transmissão ao vivo no canal do Youtube da Prefeitura de Viçosa. Nas primeiras noites do festival, no último fim de semana, foram realizadas 2 etapas das quartas de finais. A cantora Carla Sceno e o grupo Beatriz Dias Trio venceram as etapas e já estão nas semifinais. Os jurados são músicos e produtores musicais e acompanham as apresentações pela internet.
Mais 2 etapas serão realizadas neste fim de semana, com as batalhas entre Kamila Demarques Duo e Samba 3 na sexta (31/07). Já no sábado (01/08), sobem ao palco Afonso Jr e Lucas Demicheli. Os vencedores compõem a outra semifinal, que será realizada no dia 08 de agosto. A final está marcada para o domingo, dia 09.
 
Confira os selecionados nos demais editais municipais emergenciais
1ª Mostra Impressões Digitais: Foi selecionada a proposta do Fotógrafo Pedro Cruz: “Achados da Violeira”, com exposição de 15 fotografias nas redes da Prefeitura a partir o dia 10/08.
1º Festival Pandemix de Cultura Hip Hop: Após a seleção entre dezenas de candidatos, foram selecionados 16 artistas para as batalhas presenciais. Foram classificados os MCs: Jota X, Jonas Boy, Andrezza, William Romano, Johnny, Madom, GBrown e Jair. Para as batalhas de Dança se classificaram: Felipe Fil, Rafael Gregório, Dri Ramos, Cleison Lana, Sávio Caetano, Emerson Viana, Marco Antônio e Rafael Escolástico. O Festival Pandemix será realizado na quadra da Escola Municipal Ministro Edmundo Lins, a partir de quarta (12/08), com transmissão ao vivo no canal da Prefeitura no youtube.

1ª Mostra Faça Uma Cena:
 Foram selecionados 3 artistas de diferentes modalidades cênicas: Clara Costa (Slam), Juan Peña (Artes Circenses) e Jeane Doucas (Teatro Experimental). As atuações serão registradas na Estação Cultural Hervé Cordovil e a mostra será veiculada no canal da Prefeitura no youtube no domingo (16/8), às 18h;

1º Festival Arte na Escola: Foram selecionados 4 trabalhos de artistas gráficos que farão intervenções em escolas municipais. São eles: Cacá Fonseca, Rodrigo Branco, Samuel Carvalho Ulhôa e Vinicius Luiz da Silva. As intervenções terão sua conclusão até o dia 17/08 e o resultado será apresentado nas redes sociais da Prefeitura.

publicidade

publicidade

publicidade