Recomposição asfáltica em CBUQ na Rua Padre Horácio Borges entra na fase final
5 de agosto de 2020

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa, SAAE, iniciou no dia 25/07/2020, as obras de pavimentação em CBUQ na Rua Pe. Horácio Borges, no bairro Santa Clara. Apesar do cronograma previamente apresentado aos moradores, na segunda-feira dia 27/07, choveu, e na terça-feira dia 28/07, a empresa não conseguiu mobilizar os equipamentos necessários, havendo alteração na previsão inicial da intervenção.

Na terça-feira, dia 04, após cumpridas as todas as etapas de construção da base, o SAAE iniciou a aplicação em asfalto quente (CBUQ) no trecho onde houve a intervenção da Autarquia em novembro de 2019, entre os nº 21 ao 195 na faixa de 220cm do meio-fio, conforme padrões técnicos pré-estabelecidos pela Diretoria de Engenharia da Autarquia.

Na quarta-feira, dia 05,  a empresa terceirizada aguardava apenas a chegada de caminhões com CBUQ para finalização do serviço restante. Após a finalização da aplicação do asfalto quente, será construída a sarjeta do lado onde foi realizada a intervenção.

Segundo o SAAE as obras de pavimentação, fornecimento e aplicação de CBUQ, conhecido como asfalto quente, na reconstrução da pavimentação no local e construção de sarjeta ocorrerá na área de intervenção da via, conforme regulamenta o Decreto Municipal nº 3823/2004, em seu Art. 105 (Regulamento do SAAE-Viçosa), ou seja, somente no local onde foi realizada a intervenção no esgotamento sanitário realizado pela Autarquia. A sarjeta será necessária para auxiliar na drenagem superficial da via, que não possui drenagem pluvial profunda.

A empresa ganhadora da licitação nº 035/2020, Pregão nº 028/2020, responsável por prestar o serviço foi a Josilene das Graças Dias-ME, Vitória Construtora, contratados para prestação do serviço de execução de pavimentação e fornecimento e aplicação de CBUQ em recomposição da pavimentação no local, pelo valor de R$ 47.779,35 (quarenta e sete mil, setecentos e setenta e nove reais e trinta e cinco centavos).

Segundo o SAAE no processo licitatório ficou na responsabilidade da Autarquia o  fornecimento do material de base da obra (bica-corrida) visando economia na contratação, sendo esta fornecida diretamente pelo SAAE-Viçosa.

A preparação para a obra obrigou a Autarquia a demolir calçadas que não respeitavam os limites da via. Foram necessários ainda os serviços de   realocação dos ramais de água ou esgoto e a concretagem prévia desses ramais evitando o rompimento. Esses serviços foram realizados por servidores dos setores de água e esgoto do SAAE.

MAIS INFORMAÇÕES

A recomposição asfáltica foi consequência da intervenção do SAAE-Viçosa na rede coletora de esgoto sanitário que passa na Rua Pe. Horácio Borges, que apresentava diversas patologias em sua extensão, necessitando a intervenção de forma urgente. A situação obrigou o SAAE a realizar as obras de reconstrução da rede de esgotamento sanitário, no trecho entre o nº 21 ao nº 195 da via no período de 27 de novembro a 04 de dezembro de 2019.

publicidade

publicidade

publicidade