Covid-19: conheça o perfil epidemiológico dos pacientes em Viçosa
11 de agosto de 2020

Pouco mais de 3 meses após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 em Viçosa, um levantamento de dados da Vigilância Epidemiológica permite traçar um perfil das pessoas que contraíram o vírus Sars-Cov-2. Até esta sexta-feira, 07 de agosto, o boletim municipal confirma 177 viçosenses que já tiveram ou estão com a doença. Desses, 33 estão em isolamento, com risco de transmissão, e 144 já são considerados curados. Viçosa é a única cidade de Minas Gerais com mais de 50 mil habitantes que não registrou óbito em razão da doença.
Dos casos confirmados, 54,2% são do sexo feminino e 45,8% do sexo masculino. Mais da metade, 57,6%, está na faixa etária entre 30 e 59 anos. Crianças, jovens e adultos até 29 anos correspondem à 31,6%. E idosos com mais de 60 anos somam apenas 10,8% do total de infectados, resultado de ações específicas voltadas para a população de grupos de risco, entre elas, a determinação em decreto para que trabalhadores idosos sejam afastados do trabalho e tenham autorização para permanecer em casa.
Os bairros que concentram o maior número de viçosenses infectados pelo vírus são: Centro, com 29 casos, outros 20 no bairro Santo Antônio; e Vau Açu, Lourdes e Ramos, com 10 casos positivos cada.
Assintomáticos também transmitem a doença
Quase metade dos casos positivos em Viçosa são de pacientes assintomáticos. Entre a população que manifestou algum sintoma, destaca-se: tosse (28,8%), coriza (24,2%) e febre (21%). Diarréia, falta de ar, perda do paladar e dores musculares foram outros sintomas presentes na lista de dados da Vigilância Epidemiológica.
Outro dado revelado pelo sistema da Secretaria de Saúde aponta que 87% dos pacientes não possuem comorbidades, considerado fator de risco para a doença. De acordo com o Secretário de Saúde, Marcus Schitini, o número demonstra que o isolamento social para as pessoas que realmente precisam ficar dentro de casa é eficiente.
Desde o dia 29 de fevereiro, quando foi divulgado o primeiro Boletim Epidemiológico sobre a Covid-19, são 23 semanas de acompanhamento, sendo que os 3 primeiros casos surgiram na 8ª semana. O município já fez 4.660 notificações. O maior número de casos confirmados em uma única semana foi de 28 pacientes, entre os dias 04 e 10 de julho (Semana n° 19). É o mesmo número de casos positivos registrados nesta última semana, entre os dias 1° e 07 de agosto.

publicidade

publicidade

publicidade