Rádio

Montanhesa

Rádio

Q FM

TV

Montanhesa

Live Rádio

Q FM

Anuncie


‘Eu acho ainda muito precoce parar de usar as máscaras’, diz secretário de Saúde de MG
12 de agosto de 2020

"Eu acho ainda muito precoce parar de usar as máscaras", disse o secretário de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, nesta segunda-feira (10), durante entrevista coletiva. Apesar de os indicadores apontarem para uma queda na curva da pandemia no estado, ainda é cedo para deixar de manter os cuidados de higiene e de distanciamento social, destacou o secretário.

“A migração nas ondas do ‘Minas Consciente’, na verdade, ela mais do que uma permissão da Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Minas Gerais ou uma verificação dos indicadores, ela significa uma conquista da sociedade, que está tendo comportamentos adequados”, completou.

De acordo com o último balanço da pasta, divulgado nesta manhã, Minas Gerais tem mais de 155 mil casos confirmados de coronavírus. Ao todo, 3.597 mineiros já morreram em decorrência da Covid-19 desde o início da pandemia.

Acompanhe os dados da pandemia em Minas Gerais

Acompanhe os dados da pandemia em Minas Gerais

Uma lei sancionada por Romeu Zema (Novo), em abril, tornou obrigatório o uso de máscaras em estabelecimentos comerciais de MG.

Ainda segundo Amaral, a reabertura das atividades econômicas tem sido possível no estado porque os mineiros seguiram medidas de autoproteção e limitaram a transmissão do vírus nas regiões que hoje estão na “Onda Amarela”.

“É indissociável de se manter o distanciamento adequado, os cuidados com os protocolos… é muito importante que a sociedade observe se os protocolos estão sendo seguidos”, destacou o secretário.

O Minas Consciente foi lançado em abril deste ano e classifica as atividades em ondas. Ele foi atualizado recentemente após receber mais de 600 sugestões em consulta pública.

O secretário-adjunto de Saúde, Marcelo Cabral, disse ainda que não há previsão de lockdown para nenhuma parte do estado.

“Claro que a Secretaria de Estado de Saúde e o governo de Minas Gerais se prepararam desde o começo, temos tudo isso monitorado. Mas não há, nesse momento, indicativo de lockdown para nenhuma região”, destacou Cabral.

Antes da coletiva de imprensa da Saúde, Zema fez um pronunciamento e anunciou ampliação da Bolsa Merenda para mais 86 mil famílias de Minas durante os meses de setembro e outubro.

Assista à entrevista coletiva na íntegra:

Fonte: G1.