Entidades entregam reivindicações frente à pandemia para prefeitura e UFV
20 de agosto de 2020

Representantes das entidades signatárias da Plataforma Regional de Emergência entregaram, nessa quarta-feira (19), o documento a autoridades municipais. Primeiro, foram recebidos pelo prefeito Ângelo Chequer, que se comprometeu a analisar as propostas. Na sequência, pelo chefe de gabinete da reitoria, Jeferson Boechat, que irá encaminhar o texto ao conhecimento da administração universitária. Na próxima terça (25), as entidades levarão o documento à Câmara Municipal, de modo que os vereadores possam encaminhar projetos com base nas reivindicações propostas.

“A Plataforma de Emergência é algo que vem sendo desenvolvido em todo o país. Aqui em Viçosa, quem puxou a construção foi o Quem Luta Educa (comitê que agrega sindicato, movimentos sociais e estudantis da região). Nós passamos três meses discutindo de forma online com diversos setores da sociedade (...). Vem uma série de propostas no sentido da educação, economia, saúde, do que a gente pode fazer no pós-pandemia como um modelo que pode ser seguido pelas autoridades”, explica o presidente em exercício da ASPUV, Allain Oliveira, presente na entrega do documento às autoridades.

Plataforma Regional de Emergência

Plataforma Regional de Emergência é documento que contém reivindicações para as prefeituras de Viçosa e cidades vizinhas frente à pandemia da Covid-19.  Mais de 60 entidades; entre sindicatos, movimentos sociais, grupos culturais, religiosos e representações estudantis; assinam o texto, que engloba cinco eixos, contemplando, entre outros, educação, saúde e trabalho.

“O isolamento social só é possível reorganizando a economia, destinando recursos para garantia de renda, direitos e saúde pública. Caminho aposto ao que vinha sendo aplicado a nível nacional e estadual com as políticas neoliberais.  Políticas e reformas que fragilizaram o SUS, concentraram renda, aumentaram a pobreza, os desempregados, precarizados e trabalhadores informais”, diz trecho da Plataforma.

Plataforma Regional de Emergência pode ser lida na íntegra aqui.

Fonte: Aspuv.

publicidade

publicidade

publicidade