O chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Saúde, João Pinho, disse, em entrevista coletiva virtual nesta segunda-feira (31), em Belo Horizonte, que a única região em Minas Gerais que ainda permanece na Onda Vermelha é a Nordeste. As demais estão na Amarela.
"A Região Nordeste pode passar para a [Onda] Amarela se os indicadores estiverem positivos. Vamos continuar monitorando", explicou.
Segundo ele, indicadores como a capacidade assistencial e o avanço da Covid-19 são levados em conta na hora de estipular em qual onda a região se enquadra. Pinho falou que essa avaliação é feita a cada 28 dias por um comitê.
Pinho comentou ainda que nesta semana pode ser que alguma região que esteja no estágio amarelo passe para o verde, mas se houver piora, pode haver retrocesso.
Pinho ressaltou que as academias que reabrem a partir desta segunda-feira têm que respeitar regras estaduais e municipais, como higiene, distanciamento social e agendamento. Também é obrigatório que a temperatura seja aferida na entrada.
A cada duas horas, de acordo com ele, as academias precisam fazer uma pausa para higienizar o local para depois reabrir aos alunos. O objetivo é minimizar possíveis infecções.
De acordo com o último boletim epidemiológico da SES, divulgado nesta manhã, Minas Gerais tem 5.335 mortos por coronavírus. Ao todo, já foram registrados 216.557 casos de Covid-19 no estado.
Fonte: G1.