Secretário de Saúde fala em ‘tendência de queda’ na transmissão do coronavírus em MG
1 de setembro de 2020

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, disse em coletiva virtual, nesta terça-feira (1º), em Belo Horizonte, que o número médio de transmissão por infectado, chamado RT, era de 0,92 nesta segunda-feira (31).

"A transmissão está tendendo a equilibrar. Podemos dizer até que houve uma discreta tendência de queda na transmissão. A longo prazo resulta na redução da transmissão", falou.

 

Amaral reforçou que, apesar disso, não é o momento de flexibilizar os protocolos de segurança, como o uso de máscara, por exemplo.

O secretário voltou a falar que microrregiões de Minas Gerais que estão na Onda Amarela podem passar para a Verde, mas que esta evolução ainda depende de estudos e avaliações.

De acordo com o último boletim epidemiológico da SES, divulgado nesta manhã, Minas Gerais tem 218.781 casos confirmados de coronavírus e 5.364 pessoas já morreram em decorrência da Covid-19.

Indicadores em BH

 

Indicadores de monitoramento da Covid-19 em BH: dois estão em alerta verde e um no amarelo nesta segunda-feira (31) — Foto: Reprodução/ Prefeitura de Belo Horizonte

Indicadores de monitoramento da Covid-19 em BH: dois estão em alerta verde e um no amarelo nesta segunda-feira (31) — Foto: Reprodução/ Prefeitura de Belo Horizonte

Como o G1 mostrou nesta segunda-feira (31), dois dos três indicadores de monitoramento de Covid-19 em Belo Horizonte tiveram alta, após três semanas de reabertura do comércio e do primeiro final de semana com seis parques em funcionamento.

Segundo o documento, a taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva para Covid-19 saltou seis pontos percentuais desde sexta-feira (28), atingindo 58,3% nesta segunda. Ainda assim, o indicador permanece no alerta amarelo.

A taxa de contágio também teve aumento e está mais próximo de 1. Na sexta, o indicador, que mede o número médio de transmissão por infectado estava em 0,96. Nesta segunda, o número chegou a 0,98. O alerta ainda permanece no verde.

Já a taxa de ocupação de leitos de enfermaria para Covid-19 foi o único que teve queda, chegando a 46,9%.

Fonte: G1.

publicidade

publicidade

publicidade