Encontro Corpo – Conhecimento acontece nos dias 15, 17 e 22 de setembro em Viçosa
9 de setembro de 2020

O Núcleo de Arte e Dança em parceria com a Secretaria Municipal de Educação , Núcleo de Estudos e Práticas Artístico Corporais - NEPARC – UFV, Êxtase Cia de Dança e Grupo Impacto realizará o Encontro Corpo –Conhecimento.

Serão três encontros virtuais, pela plataforma Zoom, nos dias 15, 17 e 22 de setembro mediados pelos bailarinos e professores: Lidiane Jacinto, Cleison Lana, Camila Oliveira e Ronaldo Mansur coordenados pelas diretoras Patrícia Lima (Núcleo de Arte e Dança) e Profa. Andrea Bergallo (NEPARC –UFV).

Os diálogos propostos partem da premissa de que nosso corpo é a principal ferramenta para as descobertas sobre si e também do mundo e essa relação se dá desde o nascimento, se aprimorando à medida que infinitas  oportunidades, no dia a dia, nos permitem experimentar múltiplas possibilidades de interação com tudo ao nosso redor, especialmente com nossos pares. Nosso corpo traduz muitas linguagens e é determinante para nossa identidade, e o Encontro Corpo e Conhecimento vem de encontro a todas essas constatações.

O evento, que tem como público-alvo membros da comunidade escolar, pretende provocar reflexões sobre dança, artes e sociedade por meio de diálogos, fruição e criação  com diretoras, supervisores, coordenadoras, professores e estudantes .  O objetivo é incentivá-los a ampliar as possibilidades de apreciação e aprendizado de linguagens artísticas no ambiente escolar.

A Secretaria Municipal de Educação está responsável pelas inscrições que são gratuitas. Cada encontro será direcionado a um grupo entre os profissionais da educação, além dos alunos. O Encontro faz parte do Projeto Arte em Cena que atende a quase 300 alunos nas escolas de Viçosa, por meio do Projeto Passos para um Futuro que oferece atividades artistíscas ligadas à Dança.

Patrícia Lima lembra que ações de Arte-educação sempre fizeram parte da história do Núcleo de Arte e Dança sendo desenvolvidas por meio de apresentações, pesquisas e projetos. Ela  destaca ainda que esse será mais um momento importante para todos os envolvidos.

O interessante é que além desta ótima oportunidade de aliar a cultura a educação, o Encontro vai ser apresentado por profissionais graduados em Dança que atuam também como bailarinos em cias da cidade e da UFV, e são ligados à prática da arte-educação. A expectativa é de trocas muito ricas, e esperamos surpreender esses grandes profissionais da educação. Queremos motivá-los para a sua tarefa que é de paixão, assim como a nossa”.

A secretária municipal de educação, Ana Monteiro afirma que o Encontro será valioso para os profissionais, especialmente porque há grande interesse dos alunos pela dança e pelas artes na cidade. Ana  reforça que o tema proposto para o Encontro é “indispensável para todos os educadores porque desperta para uma reflexão reveladora, e instiga para ações inovadoras na prática docente. Corpo e conhecimento têm dimensões ricas que se complementam e isso é primordial para o crescimento pessoal e coletivo”.

Para a professora da UFV Andrea Bergallo comemora a presença do NEPARC no Encontro e a parceria com o Núcleo de Arte Dança. Ela acredita que o evento será "uma oportunidade de estreitar laços e alcançar cada vez mais o que a arte pode trazer de transformação e auxílio na produção de conhecimento para a comunidade".

Andrea explica que o Neparc surgiu na universidade, se atenta às práticas pedagógicas e desenvolve ações em escolas, mas pretende se aproximar mais do ambiente por entender que "a realidade do funcionamento e das condições do ensino público são instâncias emergentes no sentido do desenvolvimento social brasileiro".

O evento Encontro Corpo - Conhecimento é uma realização da Secretaria Especial da Cultura - Ministério do Turismo, Núcleo de Arte e Dança e Instituto ASAS, através da Lei Federal de Incentivo a Cultura. Com o patrocínio de Roberto Andrade, SERJUS Anoreg - CORI MG, Amantino Supermercado, Metalsider, Haskell e apoio cultural do Jornal Folha da Mata.

publicidade

publicidade

publicidade