TRE-MG convoca eleitores para coordenador de acessibilidade
22 de setembro de 2020

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) está convocando eleitores para a função de coordenador de acessibilidade nas eleições deste ano. Os benefícios são os mesmos dos mesários.

A função auxilia os eleitores com deficiência ou dificuldade de locomoção até a seção eleitoral. O voluntário também vai orientar sobre direitos, como votar em uma seção de fácil acesso e ser acompanhado por uma pessoa de sua confiança na cabine de votação.

Todos os locais de votação que tenham a partir de três mil eleitores contarão com dois coordenadores de acessibilidade, um em cada turno do dia (manhã e tarde).

Os coordenadores estarão presentes em 1.357 locais de votação de 235 municípios. Por isso, serão necessários 2.714 eleitores nessa função.

Os interessados em atuar como coordenador de acessibilidade devem entrar em contato com a zona eleitoral na qual são registrados como eleitores para se inscreverem.

Eles receberão treinamento para a função e itens de proteção (máscaras descartáveis, protetor facial e álcool em gel).

Regras e benefícios

 

Assim como os mesários, os coordenadores de acessibilidade precisam ter 18 anos e estar em dia com a Justiça Eleitoral.

Eles não podem ser candidatos ou parentes de candidatos; membros de diretórios de partido político que exerçam função executiva; as autoridades e agentes policiais, bem como os funcionários no desempenho de cargos de confiança do executivo; nem pertencerem ao serviço eleitoral.

Os benefícios recebidos pelos coordenadores de acessibilidade também são os mesmos dos mesários. Eles receberão auxílio-alimentação de R$35 em cada dia de trabalho e dois dias de folga para cada dia trabalhado e de treinamento.

A inscrição para coordenadores de acessibilidade é diferente da inscrição para mesário. Quem se inscreveu como mesário, mas não foi convocado para atuar nessa função, pode se inscrever na sua zona eleitoral para as vagas de coordenação de acessibilidade.

Fonte: G1.

publicidade

publicidade

publicidade