A macrorregião do Centro-Sul avançou novamente para a Onda Verde do programa "Minas Consciente", após reunião semanal realizada nesta quarta-feira (30) pelo Governo de Minas. Na semana passada, o Estado havia regredido a região para a Onda Amarela, a intermediária do plano de retomada econômica.
Na nova atualização, as microrregiões de Barbacena, São João del Rei, Além Paraíba e Carangola também foram categorizadas na Onda Verde. As novas classificações passam a valer a partir do próximo sábado (3).
De acordo com o Governo de Minas, o avanço foi aprovado pelo Comitê Extraordinário Covid-19, que considerou, entre outros fatores, a taxa de contaminação nos municípios e a capacidade de atendimento médico.
As macrorregiões Sudeste e Leste do Sul, que integram cidades da Zona da Mata, não sofreram alterações e permanecem na Onda Amarela.
Veja as cidades do Centro-Sul que aderiram ao programa até o momento:
De acordo com o Estado, as microrregiões de Barbacena e São João del Rei poderão retornar para a Onda Verde. As cidades também estão inseridas na macrorregião Centro-Sul, que também retornará para a etapa menos restritiva do programa.
Já as microrregiões de Além Paraíba e Carangola avançaram para a Onda Verde, entretanto, a macrorregião que os municípios estão inseridos está na Onda Amarela, ou seja, os prefeitos poderão escolher em qual fase os municípios ficarão.
As microrregiões de Juiz de Fora/Lima Duarte/São João Nepomuceno/Bicas, Muriaé e Ubá continuam na Onda Amarela.
O Estado ainda informou que as microrregiões de Leopoldina/Cataguases, Viçosa e Santos Dumont continuam na Onda Verde. As mudanças também passam a valer a partir de sábado.
Veja abaixo detalhadamente quais serviços podem funcionar em cada categoria, segundo o Governo de Minas.
Onda Vermelha
Nesta fase, está autorizada a abertura dos seguintes serviços:
Onda Amarela
Nesta fase, são permitidos:
Onda Verde
A etapa menos restritiva permite as seguintes atividades: