Governo oficializa parceria para doação de cadeiras de rodas
15 de outubro de 2020

Termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Associação Lacre do Bem, Organização Não Governamental (ONG) de Belo Horizonte, vai beneficiar cadeirantes em todo o estado.  O termo, assinado nesta quarta-feira (14/10) pela secretária Marília Melo, o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco, e o presidente da ONG, Fábio da Páscoa Praxedes, formaliza a parceria existente desde 2015.

Como funciona

A ONG promove o recolhimento de lacres de alumínio, que são vendidos para indústria da reciclagem. Com o dinheiro arrecadado, a instituição compra cadeiras de rodas, doadas à população que mais precisa.

Durante a assinatura, a Associação Lacre do Bem entregou à Semad cinco cadeiras de rodas, correspondentes à arrecadação de 531 quilos de lacres, o equivalente a 709 garrafas PET de 2 litros cheias, coletados nos prédios da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves (CAMG) no período de um ano.

Uma das cadeiras foi entregue para a assistente social Malu Eustáquia Diniz Barbosa. Moradora de BH, ela teve uma das pernas amputada.  “Sinceramente, achei que não seria contemplada por causa do tanto de gente que procura. Quando recebi o telefonema avisando que uma das cadeiras viria para mim, fiquei feliz demais. Essa cadeira vai me ajudar muito, dentro de casa, na rua, para ir ao supermercado, padaria. O programa é muito bacana por ajudar quem mais precisa e, também, o meio ambiente”, comemorou.

Para a secretária Marília Melo, a formalização da parceria é importante do ponto de vista social e ambiental. “Quando falamos de sustentabilidade, não podemos esquecer que se trata de um tripé ambiental, social e econômico”, destaca a secretária, que pretende aumentar a capilaridade das entregas de lacres agregando órgãos do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) no interior do estado.

Meta

O subsecretário Rodrigo Franco adiantou que o objetivo para 2021 é superar a meta das cinco cadeiras entregues neste ano. “A expectativa é que possamos doar entre oito e 10 cadeiras, arrecadando os lacres somente aqui, na Cidade Administrativa. O mais importante é cumprir nosso papel de sustentabilidade, de impacto social. Estamos retomando a campanha Lacre do Bem com muita força e temos boas expectativas de que o projeto possa crescer”, diz ele.

O presidente da ONG, Fábio Praxedes, acrescenta que espera aumentar os resultados do programa por meio da parceria com a Semad. “O projeto começou tímido, mas tomou uma proporção que a gente não imaginava e por isso caiu no gosto popular. Ter uma parceria desse quilate e dessa dimensão nos mostra que está realmente valendo a pena”, diz ele.

O projeto

O Lacre do Bem surgiu há sete anos e até hoje encaminhou 581 cadeiras de rodas para doação, com origem na venda de 57 toneladas de lacres de alumínio reciclados.

Para solicitar uma cadeira de rodas, pessoas físicas ou jurídicas devem fazer cadastro no site www.lacredobem.org.br. A equipe faz a seleção de acordo com a necessidade de cada pedido. Atualmente, 140 pessoas estão na fila da ONG por uma cadeira.

Uma cadeira de rodas é o equivalente a 140 garrafas PET de 2 litros, cheias de lacres (352 mil unidades ou 105 quilos do material).

Pontos de arrecadação e coleta

A ONG já disponibiliza pontos de arrecadação em 14 estados do Brasil e em breve deverá estar em todo o território nacional. As parcerias, como a que existe com a Semad, são importantes justamente para ampliar a quantidade de material arrecadado e, consequentemente, o número de cadeiras doadas.

Todas as recepções da Cidade Administrativa têm pontos de coleta de lacres de alumínio. Os lacres também podem ser encaminhados diretamente para a Associação Lacre do Bem.

Confira mais informações pelos telefones (31) 99608-8314 e (31) 98793-1813, e-mail contato@lacredobem.org.br e site https://www.lacredobem.org.br/pontos-de-coleta/.

 

publicidade

publicidade

publicidade