Dois times da UFV conquistam classificação para etapa final da Maratona Brasileira de Programação
27 de novembro de 2020

Dois times da UFV, dos campi Viçosa e Florestal, estão entre os classificados para a etapa final da XXV Maratona Brasileira de Programação. A etapa classificatória ocorreu neste mês, de forma on-line, com 799 times inscritos, de 196 instituições de ensino, de todos os estados do Brasil. Para a fase final, foram convocados 64 times, sendo nove de Minas Gerais, dentre eles, os times Bagre Branco, Branco Bagre e sei la da UFV.

Bagre Branco, Branco Bagre é composto pelos estudantes Matheus Oliveira, Natan Garcias, Gabriel Félix, do curso de Ciência da Computação, do campus Viçosa, tendo como coaches Salles Magalhães e André Gustavo, professores do Departamento de Informática. Já o sei la conta com os estudantes Dener Vieira, Guilherme Melos e Otávio Santos, do curso de Ciência da Computação, do campus Florestal, e com a coach Estela Miranda, estudante do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas.

Os times disputarão a final da Maratona Brasileira de Programação em março de 2021, quando serão escolhidos os representantes do Brasil na final mundial do International Collegiate Programming Contest (ICPC), o mais prestigiado concurso de programação de computadores, que acontecerá em Moscou, na Rússia.

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) que estimula nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. Os times são compostos por três estudantes, que devem colaborar durante as cinco horas de competição para resolver o maior número de problemas propostos. Para isto, devem descobrir rapidamente os problemas que já estão preparados para resolver, batalhar nos demais, projetar testes e construir soluções que sejam aprovadas pelos juízes da competição.

Vale lembrar que os participantes dos times da UFV também foram premiados em outras competições recentes da SBC. Na Disputa de Robôs do Meninas Digitais, ocorrida no WIT+Maratona Day do CSBC 2020, o 1º e 2º lugares foram de Florestal, com a coach Estela, do time da maratona, e Júlia Costa, do projeto MinasCoders. Na Maratona de Programação Paralela, evento do SBAC-PAD/WSCAD 2020, as equipes de Viçosa conquistaram o 1º e 2º lugar, cujos integrantes incluíram Natan, Matheus e Gabriel, dentre 16 times do Brasil, Peru, Estados Unidos e Suíça.

Fonte: UFV.

publicidade

publicidade

publicidade