UFV está entre instituições mais sustentáveis do Brasil
9 de dezembro de 2020

A UFV é a sétima instituição de ensino superior (IES) mais sustentável do Brasil, segundo o UI GreenMetric World University Ranking 2020, divulgado nesta terça-feira (08). A classificação, feita pela Universidade da Indonésia, listou 912 instituições, sendo apenas 38 IES brasileiras, dentre públicas e privadas. No ranking mundial, a UFV ficou na 206ª posição.

UI GreenMetric classifica as instituições, desde 2010, por meio de dados relacionados às suas políticas atuais de sustentabilidade. Nesta edição, a primeira colocada no ranking mundial foi a Wageningen University & Research, da Holanda. Já a Universidade de São Paulo (USP) conquistou o primeiro lugar no Brasil. A avaliação considerou seis categorias de indicadores - áreas verdes e infraestrutura, energia e mudanças climáticas, educação e pesquisa ambiental, gestão de resíduos, mobilidade e tratamento de água. A soma das pontuações obtidas em cada um dos indicadores definiu o resultado final.

Dentre as categorias, os destaques na UFV foram Energia e Mudanças Climáticas e Educação e Pesquisa Ambiental, em ambas a Universidade conquistou a 4ª colocação no Brasil. Para o diretor de Meio Ambiente, Ulisses Bifano Comini, esse resultado é fruto de ações que a UFV vem implementando e que tendem a se expandir cada vez mais com as discussões da Comissão de Elaboração do Plano de Logística Sustentável, instituída neste ano. Além de outras iniciativas que estão no planejamento institucional.

Como aponta Ulisses, historicamente, os resultados têm demonstrado que a UFV está evoluindo anualmente, com avanço significativo no total de pontos conquistados ao longo das últimas cinco edições, conforme o gráfico abaixo:

Clique na imagem para ampliar

As notas da maior parte dos itens também avançaram, inclusive a pontuação geral, mesmo com a mudança de critérios dentro de alguns indicadores, que reduziram os valores atribuídos em outras edições. A variação de cada indicador entre os anos de 2016 e 2020 é apresentada a seguir:

De acordo com o reitor da UFV, Demetrius David da Silva, tais dados são significativos. Para ele, estar entre as IES mais sustentáveis demonstra a consciência ambiental de toda a comunidade acadêmica e “nos impulsiona a continuar nesse caminho, prezando por mais ações e políticas de sustentabilidade”. Prova disso são as ações do programa de eficiência energética da UFV, como a implantação das usinas fotovoltaicas, nos três campi, que ainda não foi utilizada na compilação dos indicadores, por ser referente ao ano de 2020, enquanto o ranking considerou apenas dados de 2019.

Fonte: UFV.

publicidade

publicidade

publicidade