Viçosa reforça ações de prevenção da AIDS e Infecções Sexualmente Transmissíveis
9 de dezembro de 2020

O último mês do ano, no calendário da saúde pública do Brasil, é o mês de mobilização nacional sobre a prevenção da AIDS e de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's). A Prefeitura de Viçosa mantém um programa de testagem, tratamento e acompanhamento de infectados e reforça suas ações durante o "Dezembro Vermelho"

As Unidades Básicas de Saúde (UBS)  e o Serviço de Atendimento Especializado / Centro de Testagem e Aconselhamento / Unidade Dispensadora de Medicamentos (que fica no Hospital São Sebastião) realizam o teste rápido para detectar HIV, sífilis e hepatite B e C de forma gratuita durante todo o ano. Só em 2020, são 210 pacientes acompanhados de HIV; 43 de sífilis; 44 de Hepatite C e 21 de Hepatite B.
O programa, que acontece de forma anual, tem por objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas infectadas e interromper a cadeia de transmissão.Quando diagnosticado, o paciente é encaminhado para tratamento médico, psicológico e medicamentoso na unidade especializada.
De acordo com a coordenadora de imunização e campanhas da Secretaria de Saúde, Thaís Cristina Lopes, a proteção é a melhor forma de prevenção e o SUS oferece todo o acompanhamento. "Desde das formas de prevenção até o acompanhamento mensal pós diagnóstico é ofertado nas nossas unidades. É comum uma resistência quanto aos tratamentos mas é importante que o acompanhamento médico permite uma vida saudável aos pacientes, ressaltou".

publicidade

publicidade

publicidade