DER-MG realizou mais de 300 ações de combate ao transporte clandestino em rodovias da Zona da Mata
11 de dezembro de 2020

Entre janeiro e novembro de 2020, o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) realizou 305 ações de combate ao transporte clandestino de passageiros em rodovias da Zona da Mata.

Em todo o estado, foram realizadas cerca de 6,3 mil operações, com 12,8 mil multas lavradas e 450 veículos apreendidos.

Com a chegada do período de festas de final ano e férias escolares, mesmo diante da pandemia de Covid-19, o DER-MG espera um aumento na procura de viagens intermunicipais e alerta para o risco do transporte clandestino.

As viagens de empresas legalizadas são realizadas em conformidade com a legislação vigente, com todas as manutenções periódicas e veículos submetidos a vistorias. Além disso, há seguro em favor dos passageiros e os transportadores cumprem com as normas trabalhistas e com o período de descanso dos condutores.

“Ao planejar sua viagem, o passageiro não pode se deixar seduzir pelo preço mais barato dos transportadores ilegais, correndo o risco de ter sua viagem interrompida se for parada numa blitz ou, na pior das hipóteses, sair muito mais cara por causa da perda de vidas em decorrência de acidentes como os observados nas estradas nos últimos meses”, afirmou o diretor de Operações Viárias do DER-MG, Anderson Tavares Abras.

Abras ainda relembra que, nos acidentes que envolvem transporte irregular, mesmo que se tenha seguro, os passageiros podem não ser indenizados, uma vez que não houve aval das autoridades competentes para a sua realização.

É preciso levar em conta, ainda, que as linhas regulares possuem estrutura ao longo dos trechos que operam, inclusive do ponto de vista sanitário.

Assim, os motoristas têm a saúde monitorada, submetem-se a exames toxicológicos periódicos, utilizam “bafômetro” antes de iniciar a jornada e há respeito aos períodos de descanso, cuidados que contribuem para uma condução segura e eficiente do veículo.

Antes de contratar a viagem, o passageiro pode verificar se a empresa e o veículo estão devidamente cadastrados no site do DER-MG.

Fonte: G1.

publicidade

publicidade

publicidade