Atos de vandalismo prejudicam novo parque luminotécnico de Viçosa
15 de dezembro de 2020

As equipes do serviço de manutenção da iluminação pública de Viçosa registraram atos de vandalismo nas estruturas recém trocadas. As luminárias de três postes no bairro Silvestre e Cidade Nova foram arrancadas, gerando transtornos para moradores e prejuízos para a administração pública.
Foram registrados boletins de ocorrência e mas não foram identificados os autores. Todo o conjunto luminotécnico  é considerado bem público e, de acordo com o artigo 163 do Código penal, destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia, cabe pena de detenção, de um a seis meses, ou multa.
A Prefeitura de Viçosa iniciou a modernização de todo o parque luminotécnico do município em agosto de 2020. O novo programa de iluminação já substituiu cerca de 95% das quase 8 mil lâmpadas de vapor de sódio e vapor de mercúrio por luzes de LED, uma tecnologia mais eficiente, ecológica e barata.
De acordo com o Diretor de Tecnologia de Informação, Bruno Reis, as novas lâmpadas geram economia de 50% do valor da conta de luz por mês e 60% do custo mensal de manutenção, mas requer cuidados: "a lâmpada de LED pode chegar a 96 mil horas de funcionamento, com pouca ou nenhuma revisão técnica, o que possibilita ao município que sejam realizadas futuras melhorias da iluminação pública e manutenção. No entanto, depredações podem atrasar e encarecer o processo".

publicidade

publicidade

publicidade