MCTI lança edital para empresas vinculadas às melhores incubadoras do Brasil e a do tecnoPARQ está entre elas
23 de dezembro de 2020

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) lançou uma chamada pública de R$ 5 milhões como forma de apoiar o crescimento das empresas vinculadas às melhores incubadoras do Brasil e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (IEBT) do Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) está entre elas.

Segundo o MCTI, o objetivo da chamada é fomentar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação de micro e pequenas empresas vinculadas à incubadoras, que, para participar, precisam ser certificadas pelo Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne), como é o caso do tecnoPARQ, ou estarem em processo de certificação.

Para participar da chamada, as empresas deverão apresentar projetos que estejam relacionados às áreas de tecnologias prioritárias do MCTI, que são:

  • Tecnologias Estratégicas, nos seguintes setores: Espacial; Nuclear; Cibernética; e Segurança Pública e de Fronteira.
  • Tecnologias Habilitadoras, nos seguintes setores: Inteligência Artificial; Internet das Coisas; Materiais Avançados; Biotecnologia; e Nanotecnologia.
  • Tecnologias de Produção, nos seguintes setores: Indústria; Agronegócio; Comunicações; Infraestrutura e Serviços.
  • Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável, nos seguintes setores: Cidades Inteligentes e Sustentáveis; Energias Renováveis; Bioeconomia; Tratamento e Reciclagem de Resíduos Sólidos; Tratamento de Poluição; Monitoramento, prevenção e recuperação de desastres naturais e ambientais; e Preservação Ambiental.
  • Tecnologias para Qualidade de Vida, nos seguintes setores: Saúde; Saneamento Básico; Segurança Hídrica; e Tecnologias Assistivas.

Também são consideradas tecnologias prioritárias pesquisas na área da saúde relacionadas ao combate a pandemia da Covid-19 e projetos de pesquisa básica, humanidades e ciências sociais que possam contribuir com o MCTI.

A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UFV

A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do tecnoPARQ foi criada com o intuito de apoiar e oferecer a estrutura necessária para o crescimento e fortalecimento de empresas de base tecnológica, que, por sua vez, atuam no crescimento da economia local e são parte imprescindível no networking entre a Universidade Federal de Viçosa e o mercado.

Todos os detalhes estão no site da IEBT.

Fonte: UFV.

publicidade

publicidade

publicidade