UFV é única instituição de ensino brasileira com professores autores do Manual Orientador da Conmebol
23 de dezembro de 2020

A Universidade Federal de Viçosa é a única instituição de ensino brasileira com professores integrando o conjunto de autores do recém-lançado Manual Orientador – publicação criada pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) visando ao desenvolvimento do esporte nos países da América do Sul. O material serve como norteador para os demais cadernos didáticos produzidos pela entidade para aprimorar a prática do desporto em variadas modalidades.

O professor Israel Teoldo, do Departamento de Educação Física (DES), é um dos autores do Manual – que se insere no programa Evolução, criado pela Conmebol para favorecer o ensino futebolístico no continente. Outro docente vinculado à UFV que também participou da realização da publicação é Próspero Paoli, que leciona no curso de Especialização em Futebol da Universidade.

Em 140 páginas, o Manual apresenta um amplo panorama de questões pertinentes ao futebol no contexto sul-americano. Aborda aspectos como identidade, lógica de jogo, formação de jovens atletas, entre outros temas. "Trata-se de uma publicação importante, considerando seu papel norteador do desenvolvimento desse esporte em nosso continente nos próximos anos. Estamos orgulhosos por podermos participar e projetar, cada vez mais, o papel da UFV como centro de excelência nas ciências também dessa área", observa Israel.

Os interessados em conhecer a publicação podem acessá-la clicando no link www.conmebol.com/es/desarrollo/manual-orientador-pt.

Fonte: UFV.

publicidade

publicidade

publicidade