Secretário de Saúde se reúne com membros do COES
11 de janeiro de 2021

O secretário municipal de saúde, Júlio César de Abreu Cotta, se reuniu com os novos membros do COES de Viçosa (Centro de Operação de Emergência em Saúde), na tarde desta quinta-feira, 7.

O motivo do encontro foi a reativação do COES, órgão consultivo instituído pela Portaria 205/2020, cujas discussões e recomendações servem de base para a tomada de decisões pela Administração Municipal no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

Reestruturado pela administração do prefeito Raimundo Nonato Cardoso (Raimundo Violeira-PSD), seus novos membros são o médico e secretário de saúde de Viçosa Júlio César de Abreu Cotta (presidente); o secretário Municipal de Fazenda, Dionísio Márcio Irias de Souza; o vereador, Sérgio Augusto Moreira Marota; o presidente da Abrasel Serras de Minas e representante da Casa do Empresário, Adnilson Francis Silva Lourenço; o médico auditor da Secretaria Municipal de Saúde, Flávio Henrique Tannure Cassemiro; a professora da UFV, Simone Eliza Facione Guimarães; o professor representante das escolas particulares, Vanderlei Altoé; e a secretária Municipal de Educação, Marli Aparecida Franco.

Segundo o presidente, as deliberações do COES de Viçosa respeitarão as regras e diretrizes do Plano Minas Consciente, ao qual o Município de Viçosa permanece ligado, pelo menos por enquanto.

Os procedimentos de fiscalização que vêm sendo adotados, atualmente, pelas equipes de fiscais da prefeitura também foram positivamente avaliados, principalmente, no que diz respeito às festas clandestinas que têm sido identificadas e coibidas.

A deflagração de campanhas com o intuito de conscientizar a população a respeito das medidas de prevenção ao contágio da Covid-19 foi sugerida pelo secretário de fazenda, Dionísio Márcio e foi aprovada por todos os membros do COES de Viçosa. Eles entendem que os municípios vizinhos também precisam fazer a parte deles para o cumprimento dos protocolos por todas as prefeituras.

Outro assunto discutido foi o retorno das atividades escolares. Segundo a secretária de Educação Marli Franco, o anseio pela volta das aulas presenciais é grande, mas que isso somente acontecerá em condições seguras para servidores, professores e alunos.

O Comitê Extraordinário Covid-19, do Estado de Minas Gerais, se reúne todas as quartas-feiras para análise dos indicadores das macro e microrregiões do Plano Minas Consciente. Em Viçosa, as reuniões do COES serão todas as quintas-feiras, às 17 horas, de forma presencial, respeitando-se as regras de higienização e distanciamento, de maneira a permitir o acompanhamento imediato das decisões do Comitê do Estado de Minas Gerais.

 

publicidade

publicidade

publicidade