Cartilha ajuda a gerenciar segurança de serviços de alimentação durante pandemia de covid-19
14 de janeiro de 2021

A ciência ainda não tem evidências sobre o contágio do coronavírus pela ingestão de alimentos, mas já tem certezas sobre a permanência dele em diversas superfícies. Tocar estes locais contaminados e levar as mãos à boca, olhos e nariz é levar o vírus para dentro do organismo, sobretudo pelas vias respiratórias. Mas como se proteger nos restaurantes, onde o fluxo de pessoas mexendo em alimentos, falando, tossindo ou espirrando pode contaminar o ambiente? Para ajudar a lidar com este problema durante a pandemia, pesquisadoras do Departamento de Nutrição da UFV (DNS) criaram uma cartilha com informações úteis e visual agradável, didático e acessível para gerenciamento da segurança de alimentos, colaboradores e clientes dos serviços de alimentação.

O material está disponível gratuitamente no site do Curso de Nutrição e pode ser baixado facilmente para ser impresso e afixado nos locais de interesse.  A cartilha foi elaborada para facilitar a implementação das normas técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no contexto do enfrentamento à Covid-19 em Unidades de Alimentação e Nutrição.

Segundo as autoras, a proposta de abordagem se fundamenta na soma de ações para alcançar os objetivos em cada um dos cinco sensos (senso de utilização, de organização, de limpeza, de saúde e de disciplina) da ferramenta 5S, de origem japonesa. As ações visualizadas no modelo de somatório facilitam a identificação e assimilação de procedimentos e comportamentos necessários para reduzir o risco de contrair a Covid-19.

O material foi finalizado em dezembro de 2020 e tem como autoras as professoras Ana Iris Mendes Coelho e Maria Teresa Fialho de Sousa Campos (DNS), a nutricionista Maíra Mendes Coelho (mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Nutrição da UFV)  e a professora  Larissa Sousa Campos (do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas da UFV, campus Rio Paranaíba, MG). A cartilha convida o leitor a participar do esforço conjunto no enfrentamento a essa pandemia para preservar vidas.

A publicação contou com apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários, da Coordenação do Curso de Nutrição e da Diretoria de Comunicação Institucional (DCI).

publicidade

publicidade

publicidade