Museu da Comunicação recebe doação e amplia seu acervo
14 de janeiro de 2021

O Museu da Comunicação recebeu mais de cem máquinas fotográficas antigas, incluindo algumas do início do século passado. A doação particular – a maior recebida pelo espaço desde sua criação, em 2013 – foi realizada no final de 2020, pela professora aposentada da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Ana Maria de Fátima Duarte. De acordo com Ernane Rabelo, que é professor do Departamento de Comunicação Social (DCM) da UFV e um dos coordenadores do Museu, os equipamentos estão em excelente estado de conservação.

O transporte do material de Belo Horizonte (MG) para Viçosa foi custeado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFV, por meio do pró-reitor José Ambrósio Ferreira Neto. As máquinas fotográficas serão patrimoniadas pelo DCM, ao qual o Museu é vinculado, e poderão ser apreciadas assim que o espaço for reaberto para o público externo.

Dentre os equipamentos, Ernane destaca que estão uma Kodak Folding Pocket, de 1909; uma Zeiss Nixe, de 1927 (imagem em destaque); uma Keystone Criterion Movie Camera, de 1930; uma Voightlander Brilliant, de 1932, e uma Kodak Autographic Junior, de 1920. Também foram doados livros especializados em fotografia, álbuns de figurinhas das décadas de 1960 e 1970, coleções de revistas antigas e dois armários. O acervo será denominado Professor Lauro Mello Vieira em homenagem, in memoriam, ao esposo de Ana Maria, que foi diretor da Faculdade de Farmácia da UFMG e quem colecionou todo o material. Segundo Ernane, Lauro também tinha predileção por relógios antigos.

O acervo do Museu da Comunicação, que fica na casa nº 39 da Vila Giannetti, no campus Viçosa, é composto por equipamentos de impressão gráfica, máquinas de datilografia, fotografia, televisão, filmagem e rádio, além de aparelhos de som e de vídeo, dentre outros. A coordenação é dos professores do DCM Ernane Rabelo, Laene Mucci e Mariana Bretas e da jornalista Eugene Franklyn.

Abaixo está um registro de outros equipamentos doados.

Divulgação Institucional

publicidade

publicidade

publicidade