Programa de Liderança para a Retomada Econômica abre inscrições
14 de janeiro de 2021

Fundação João Pinheiro (FJP) abriu inscrições para o Programa de Liderança para a Retomada Econômica (LRE), anunciado em novembro pelo governador Romeu Zema.

Iniciativa da FJP, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), a Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior (Indi), a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH) e a Associação Mineira de Municípios (AMM), o LRE é um curso de capacitação para prefeitos, vice-prefeitos e secretários de Desenvolvimento Econômico.

O principal objetivo do LRE é capacitar gestores públicos para a condução dos processos de retomada econômica. “O Programa desenvolve competências para que gestores de Minas Gerais saibam elaborar diagnósticos, identificar e liderar ações para atrair novos investimentos, desenvolver negócios e impulsionar a geração de empregos por meio de políticas econômicas eficientes”, afirma o presidente da FJP, Helger Marra.

Cada município pode inscrever até dois participantes. Para tanto, a liderança interessada deve preencher, até 8 de fevereiro, o formulário disponível na página do curso no site da FJP. Os participantes serão selecionados pela fundação por meio de uma avaliação de critérios técnicos, sociais e econômicos dos municípios mais afetados pelos efeitos da pandemia no estado.

Para o secretário adjunto da Sede, Fernando Passalio, o curso apresenta ferramentas e instrumentos essenciais na atração de novos negócios. “As cidades mineiras precisam ampliar suas práticas quanto aos atrativos econômicos. Queremos colocar nossos municípios na vanguarda dessas ações como um reflexo do que já temos executado no estado”, aponta.

De acordo com o subsecretário de Desenvolvimento Regional da Sede, Douglas Cabido, o Governo de Minas também pretende estender essas oportunidades para o maior número de municípios. “Estamos prontos para apoiar os prefeitos nesse desafio da aplicação de boas práticas de desenvolvimento econômico, queremos oferecer a oportunidade de qualificação para grande parte dos gestores em Minas”, conclui.

Ao longo do ano serão capacitadas 300 lideranças de 150 cidades, divididas em seis turmas. Cada uma delas terá 28 horas de formação e oito horas de oficinas com as equipes municipais. A previsão é de que a primeira turma inicie suas aulas no dia 6 de março.

 

publicidade

publicidade

publicidade